Rios Marathaoan e Parnaíba estão em cota de alerta em duas cidades do PI

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,38 m, 12 cm abaixo da cota de alerta, portanto em cota de atenção

Rios Marathaoan e Parnaíba estão em cota de alerta em duas cidades do PI | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Informações do último boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na tarde deste sábado (26), mostram que dois rios segue em cota de alerta (Rio Parnaíba, em Luzilândia e Marataoan, em Barras). Outros dois estão na cota de atenção (Rio Longá, em Esperantina, e Rio Parnaíba, em Teresina e Floriano).

Em Esperantina, a cota atual na estação  é  de 6,27 m, 13 cm abaixo da cota de alerta (6,40 m), portanto em cota de atenção, devendo nas próximas 8 horas continuar processo de recessão e chegar a valores em torno de 6,10 m, 30 cm abaixo da cota de alerta, continuando em cota de atenção.

Rio Marataoan supera conta de alerta — Foto: Francisco Sobrinho/Barras Virtual 

Em Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 3,95 m, 25 cm abaixo da cota de inundação (4,20 m), sendo prevista pequena redução do nível nas próximas 8 horas, caso não ocorram precipitações no intervalo dessa previsão,  para valores em torno de 3,93 m, ficando abaixo da cota de inundação 27 cm. 

Os rios Marathaoan e Parnaíba encontram-se em cota de alerta nas cidades de Barras e Luzilândia, respectivamente. Dessa forma, foi solicitado que os órgãos competentes fiquem em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas.

Em Floriano, o rio Parnaíba esta em cota de atenção com nível nesse momento em 5,75 m. É previsto que o nível sofra elevação nas próximas 8 horas e chegue a valores em torno de 5,83 m.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,38 m, 12 cm abaixo da cota de alerta, portanto em cota de atenção. E sendo prevista pequena redução do nível nas próximas 8 horas para valores em torno da cota 5,24 m, continuando em cota de atenção.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,40 m, em cota de alerta, com previsão de pequena elevação nas próximas 12 horas, valor de 5,42 m, 28 cm abaixo da cota de inundação (5,70 m), continuando em cota de alerta.

A estação de monitoramento Fazenda Cantinho II, zona rural de Teresina, apresenta nível nesse momento de 4,52 m, em situação de normalidade.  É  prevista redução do nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 4,43 m, continuando em situação de normalidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES