Rondônia proíbe uso da linguagem neutra em escolas públicas e privadas

Segundo o texto, fica “expressamente proibida a linguagem neutra na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas ou privadas, assim como em editais de concursos públicos

Avalie a matéria:
Sede do governo de Rondônia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Escolas da rede pública e privada de Rondônia estão proibidas de usar a linguagem neutra. O projeto de lei foi enviado pela Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) para o Governo do Estado e foi sancionada pelo governador Marcos Rocha. 

A Lei n° 5.123, que foi publicada na edição de terça-feira (19), do Diário Oficial do Estado de Rondônia, já está em vigor e "estabelece medidas protetivas ao direito dos estudantes do Estado de Rondônia ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com a norma culta e orientações legais de ensino, na forma que menciona". 

Segundo o texto, "fica expressamente proibida a denominada 'linguagem neutra' na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas ou privadas, assim como em editais de concursos públicos ".

'Menine', 'todes', 'amigues' são exemplos da linguagem neutra, que também é conhecida como linguagem não-binária, uma alternativa de comunicação para pessoas que não se reconhecem com os gêneros masculino e feminino, ou, transitam entre os dois gêneros.

Também consta no texto da lei que as instituições de ensino e professores que não obedecerem podem sofrer sanções.

Segundo o Governo de Rondônia, "ao tratar de direitos sociais, a Constituição Federal, abarca o direito à educação. É um direito fundamental, intrinsecamente ligada à dignidade da pessoa humana, que é um dos fundamentos da República Brasileira. Assim, incrementar conteúdos, teorias e ideologias alheias ao que reza a CF, são considerados delitos passivos de sanções".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES