Ronnie Lessa, preso pela morte de Marielle, é expulso da PM do Rio

Ronnie Lessa respondia a um processo disciplinar desde 2021, quando foi condenado pela Justiça a 4 anos e meio de prisão

Ronnie Lessa está preso pelo assassinato de Marielle e Anderson | Marcelo Theobald / Agência O Globo.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sargento reformado Ronnie Lessa, preso em março de 2019 pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, foi expulso da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

A decisão foi publicada no boletim interno da PM de 8 de fevereiro. Lessa foi excluído "a bem da disciplina" e tem sua conduta classificada como "execrável". 

Ele respondia a um processo disciplinar desde 2021, quando foi condenado pela Justiça a 4 anos e meio de prisão pela ocultação de armas que teriam sido usadas para matar Marielle e Anderson. 

No ano passado, o agora ex-policial foi condenado em outro processo, desta vez por comércio ilegal de armas, a 13 anos e seis meses de prisão. O processo que gerou esta última condenação tratou da apreensão de 117 peças de fuzis que o então sargento reformado escondia no apartamento de um amigo.

"As aludidas condutas adotadas caracterizam desapreço ao serviço policial militar e aos camaradas de farda, maculando irreparavelmente a imagem da Corporação. O proceder reprovável adotado pelo militar estadual não coaduna com os preceitos basilares desta Instituição. Dessa forma, o comportamento apurado no Processo Administrativo Disciplinar ofende de maneira grave, a honradez e a credibilidade desta Instituição Bicentenária", diz um trecho da decisão do Conselho de Disciplina que levou à expulsão de Lessa.

Lessa já estava respondendo a outro processo disciplinar, aberto em 2019, após ser acusado dos homicídios de Marielle e Anderson. Esse procedimento, porém, foi suspenso em outubro de 2021, à espera da conclusão do processo sobre a morte da vereadora e do motorista.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES