Roraima é o estado com maior número de incêndios no mês de fevereiro

Problema é causado pela estiagem, agravada pelo fenômeno El Niño; governo federal reconheceu situação de emergência em 9 dos 15 municípios do estado

Terra do fogo: Roraima é o estado com maior número de incêndios em fevereiro | Foto: Brigadistas indígenas / CIR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde fevereiro, Roraima tem enfrentado um aumento nos incêndios, atingindo 2.605 focos de calor até quarta-feira, quase 30% do total nacional, segundo o Inpe. Em Boa Vista, as noites são marcadas por nuvens de fumaça devido aos incêndios urbanos, rurais e de municípios vizinhos, afetando gravemente a qualidade do ar. 

⚠️ PRINCIPAIS PROBLEMAS NO ESTADO

  • Focos de calor: entre os 10 municípios do Brasil com maior focos de calor, oito são de Roraima - cinco deles estão em emergência pela estiagem (em amarelo no gráfico mais abaixo), reconhecida pelo governo federal.
  • Seca severa: a estiagem é causada pela redução no volume de chuvas - um padrão característico do fenômeno El Niño para o período.
  • Fogo para todo lado: em Amajari moradores relatam perdas de casas, produções agrícolas e animais. A cidade também tem a qualidade do ar péssima.
  • Histórico: segundo pesquisador, estado enfrenta um dos três eventos climáticos mais críticos de sua história.
  • Terra Yanomami: A Terra Indígena Yanomami, a maior do país, também está sob impacto do fogo, que se soma a outros problemas enfrentados pelos indígenas, como a malária e a desnutrição.

🔥 FOCOS DE CALOR

Em fevereiro, Roraima viu um aumento significativo nos focos de calor, com 2.001 registrados até quarta-feira (28), em comparação com os 604 de janeiro, conforme a Defesa Civil. A explosão dos incêndios começou por volta de 4 de fevereiro, intensificando-se durante o Carnaval, possivelmente devido à prática cultural de queimar áreas para limpeza, especialmente entre produtores da agricultura familiar. 

O Greenpeace relacionou os incêndios florestais em Roraima a queimadas controladas autorizadas pelo governo estadual, com 55 licenças emitidas durante a seca severa. O governo afirmou ter revogado todas as autorizações para queimadas e está implementando a operação Verão Seguro. Esta inclui a contratação de 230 brigadistas e a perfuração de 50 novos poços artesianos. 

SECA SEVERA

Desde setembro do ano passado, Roraima enfrenta o período seco, previsto até abril. Em janeiro, o cenário de incêndios piorou, levando a um parecer técnico da Defesa Civil recomendando a declaração de emergência em nove dos 15 municípios.

O nível do Rio Branco, essencial para o abastecimento de água em Boa Vista, diminuiu 10 centímetros em uma semana, atingindo -0,15 centímetros. O relatório destacou escassez de água, prejuízos na agricultura e pecuária, incêndios florestais e problemas de saúde como razões para o decreto de emergência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES