Rota da Lavanda brasileira conquista turistas

A rota fica no interior do Paraná e oferece uma experiência encantadora para os visitantes.

Campos de Lavanda no Paraná | Divulgação/Het Dorp
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Rota da Lavanda no interior do Paraná emerge como um atrativo turístico de destaque, encantando visitantes e entusiastas da natureza com suas paisagens deslumbrantes e aromas relaxantes. Abrangendo seis municípios do estado, essa rota não apenas oferece uma experiência única, mas também impulsiona a economia local, gerando renda e empregos para as comunidades rurais.

A planta de lavanda, renomada por suas propriedades terapêuticas e aromáticas, é cuidadosamente cultivada em fazendas e campos ao longo da rota, transformando-os em um cenário de beleza singular, onde vastos campos se tingem de um roxo exuberante, proporcionando uma paisagem digna de cinema e um perfume inigualável.

QUAIS SÃO AS FAZENDAS: Um dos pontos altos dessa jornada é a propriedade rural Vilarejo Holandês, localizada em Carambeí (PR), onde os visitantes têm a oportunidade de explorar as plantações, aprender sobre o cultivo da lavanda e acompanhar o processo de transformação da planta em uma variedade de produtos artesanais.

Essa iniciativa faz parte do programa de Turismo Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), que engloba propriedades não apenas em Carambeí, mas também em Palmeira, na colônia alemã de Witmarsum, em Toledo, Londrina, Araucária e no campus de Umuarama da Universidade Estadual de Maringá (UEM), totalizando cerca de 15 hectares.

Terezinha Busanello Freire, coordenadora estadual de turismo rural do IDR-Paraná, ressalta a importância da rota como um impulsionador econômico para os agricultores locais, ao oferecer aos turistas a oportunidade de explorar as propriedades rurais e contribuir para a geração de renda, especialmente para os agricultores familiares.

Em Londrina, a propriedade Santa Lavanda foca no turismo de experiência, recebendo os visitantes com iguarias como água saborizada e shortbread de lavanda, um biscoito holandês tradicional. Já em Palmeira, no Lavandário Vale dos Sonhos, os turistas podem degustar sorvete, geleia e chocolate de lavanda.

Ao longo do percurso, os visitantes podem desfrutar de diversas atividades ao ar livre, como caminhadas em trilhas cercadas por campos de lavanda, piqueniques na natureza e passeios de bicicleta pelas belas paisagens da região. Além disso, eventos sazonais, como festivais de lavanda, feiras de produtos artesanais e exposições ao ar livre, são realizados durante o ano, proporcionando aos visitantes uma imersão na cultura local e uma chance de celebrar a beleza e os benefícios da lavanda.

O Ministério do Turismo (MTur), por meio do projeto Experiências do Brasil Rural (EBR), visa ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, incorporando produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico. Nas duas edições do EBR, 14 projetos participaram das ações, contribuindo para uma maior diversidade geográfica de produtos e roteiros turísticos de experiência em todo o país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES