SEÇÕES

Rowena, a antiga Ursa Marsha, morre no Rancho dos Gnomos em São Paulo

A ursa foi transferida, em setembro do ano passado, de Teresina para São Paulo, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rowena, a antiga Ursa Marsha que foi transferida em 2018 do zoobotânico de Teresina para o Rancho dos Gnomos, santuário em São Paulo onde dispõe de temperaturas mais amenas que as que sofreu ao longo de seus 25 anos de vida, e boa parte deles no Piauí, faleceu nesta quarta-feira (24) devido a complicações em seu quadro de saúde, segundo informe da própria instituição nas redes sociais. 

A ursa foi transferida, em setembro do ano passado, de Teresina para São Paulo, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Meio Norte

O Rancho dos Gnomos fez uma publicação formal com os profissionais que estiveram à frente dos cuidados de Rowena ao longo dos últimos meses, explicando o ocorrido. Nitidamente abalados, o grupo lamenta o ocorrido, mas com a sensação de dever cumprido.  Marcos Pompeo, gestor do santuário, explica a causa da morte. Ela morreu por uma convulsão decorrente de complicações de um tumor. A necrópsia foi feita no hospital veterinário da Universidade de São Paulo.

Veja a publicação:

Rowena, quando era Marsha, foi resgatada com mais três ursos, retirados de um circo em Caxias (MA) para o Zoobotânico de Teresina. Os outros animais viveram no parque até a morte. O resgate do animal foi possível após campanhas na internet, principalmente por parte do Instituto Luisa Mell, para uma vida mais digna a ursa. 

Em sua conta oficial no Instagram, ativista lamenta o falecimento de Rowena. "Eu não tô conseguindo escrever um post a sua altura... a ursa que tanto sofreu, que fez um país discutir cativeiro, animal em entretenimento... minha Amiga ursa. Minha Marsha, Nossa Rowenna... meu coração ainda n se recuperou do susto ao receber a triste notícia de q vc nos deixou... que tristeza", escreveu Luisa Mell.

CONHEÇA TODA A TRAJETÓRIA DA ROWENA, A NOSSA ETERNA URSA MARSHA

Ainda no fim da noite dessa quarta, o santuário emitiu uma nota de pesar. 

Íntegra da nota do santuário:

"O Brasil conheceu recentemente a história da Ursa mais triste do mundo e que aos poucos, se transformou em uma trajetória digna, de muito amor e respeito. Antes chamada de Marsha, a ursa Rowena comoveu pessoas pela seu histórico de maus-tratos, solidão e tristeza transformados pelo cuidado, zelo e a esperança. O Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos notificou com profunda dor o seu falecimento nesse dia 24 de julho.

Em setembro de 2018 Rowena ganhou uma nova vida após sua transferência para o Santuário Rancho dos Gnomos:

Sua adaptação começou com a alegria de ter um recinto que supria todas as suas necessidades, adaptado por doações ao Instituto Luisa Mell, para sua chegada. Na Serra da Mantiqueira, enfim temperaturas amenas após 7 anos no Zoológico de Teresina-PI e anteriores 20 anos trabalhando em condições muito adversas em circos itinerantes pelo país. Os 10kg diários de frutas nos primeiros meses não foram os únicos responsáveis pela evidente evolução da Ursa; nova pelagem, melhora nos aspectos sensoriais e de mobilidade, mais disposição e um olhar que recebia com gratidão essa nova etapa da sua vida.

Reprodução/Instagram

Todo o processo desde a transferência foi acompanhado por um time veterinárias e biólogos, coordenados pela Dra Carla Spechoto e Dra Kelly Spitaleti, que contribuíam no bem-estar de Rowena entre a rotina médica e seu equilíbrio físico, mental e espiritual. A ursa mais amada do Brasil foi diagnosticada com um tumor ovariano o qual causou lesões em seu cérebro. Rowena apresentou, então, um episódio convulsivo e veio a óbito em seu recinto.

Os fundadores e mantenedores do Rancho dos Gnomos, Silvia e Marcos Pompeo expressam sua enorme gratidão a todos os apoiadores desse trabalho, que diariamente sonham e realizam juntos os propósitos dessa instituição. Apesar de seu falecimento aos 36 anos, o legado de Rowena perpetua como um símbolo da causa animal e dos sentimentos que rodeiam nossas relações para com esses animais. Sempre muito serena, nos lembra de que maus-tratos não se pagam com maus-tratos, sofrimento não se devolve e o amor é realmente o único caminho para cura e conexão entre todos os seres."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos