RS: Nível do Rio Taquari sobe 6 metros em 24h e ultrapassa Cota de Inundação

O nível do Rio Taquari, no Rio Grande do Sul, subiu 6 metros em 24 horas e ultrapassou a cota de inundação em Estrela. A previsão é que o rio continue subindo e possa chegar a 24 metros.

Avalie a matéria:
Imagem área mostra cheia do Rio Taquari inundando casas no Rio Grande do Sul | Diego Vara / Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Rio Taquari, que percorre a Região dos Vales, no Rio Grande do Sul, continua subindo e o nível já ultrapassou a cota de inundação em Estrela, chegando a 19,24 metros às 19h do sábado (11), segundo a Defesa Civil do município. Foram 6 metros em 24 horas. A previsão é que o rio continue subindo e possa chegar a 24 metros.

“O Rio Taquari, que já está em cota de inundação, poderá apresentar elevação gradual em seus níveis a partir da madrugada e manhã de domingo, gerando ainda mais transtornos à população, especialmente aos moradores próximos ao rio”, disse a Defesa Civil.

As regiões que tendem a apresentar mais transtornos situam-se em Lajeado e Estrela. O governo do RS orienta que moradores de áreas próximas ao rio ou com histórico de inundações deixem suas casas e busquem abrigo em local seguro. Em uma medição efetuada no início do mês pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), o nível do Rio Taquari em Estrela e Lajeado atingiu 31,2 metros, sendo a maior registrada. 

O Vale do Taquari, ainda marcado pelas cicatrizes do ciclone e das inundações de setembro de 2023, que ceifaram 54 vidas e deixaram 4 pessoas desaparecidas, enfrenta novamente dificuldades por conta dos temporais. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) soou o alarme para este domingo (12), alertando para os perigos de novas inundações, alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos.

SITUAÇÃO NO RS: Mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado, com 136 mortes confirmadas, 125 desaparecidos e 806 feridos, conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil no início da noite deste sábado (11). A Defesa Civil ainda realizou as seguintes orientações para a população:

  • Não retorne aos locais inundados, permaneça em segurança. 
  • Procure a Defesa Civil da sua cidade para informações sobre abrigos públicos, onde permanecer em segurança e rotas de fuga.
  • Esteja atento aos sinais de deslizamento de terra: rachaduras nas paredes ou piso; barulho ou pequenas vibrações que venham do telhado, piso e paredes; árvores, postes ou cercas inclinadas.
  •  Se identificar quaisquer desses sinais, saia imediatamente e acione a emergência 190/193.

Patamares do Rio Taquari (Estrela):

  • Cota de atenção: 15 metros
  • Cota de alerta: 17 metros
  • Cota de inundação: 19 metros


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES