Russia aprova lei contra pessoas transexuais; entenda

Além disso, a lei também proíbe a alteração do sexo nos documentos de identidade.

Os votos foram da maioria | REUTERS/Anton Vaganov
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (14), os deputados russos aprovaram uma lei com uma ampla maioria que proíbe cirurgias de redesignação sexual e a adoção de crianças por pessoas transexuais. Essa medida reflete o atual momento extremamente conservador da sociedade russa.

Após o colapso da União Soviética, as alterações no estado civil, as cirurgias de redesignação sexual e os tratamentos hormonais se tornaram disponíveis na Rússia. No entanto, em um comunicado divulgado nesta sexta-feira, a Duma (câmara baixa do parlamento russo) afirma que uma nova lei proíbe "qualquer intervenção médica" relacionada à mudança de gênero, incluindo cirurgias e terapias hormonais. Além disso, a lei também proíbe a alteração do sexo nos documentos de identidade.

"Esta decisão protege nossos cidadãos, nossas crianças", afirmou no Telegram o presidente da Câmara Baixa do Parlamento (Duma), Viacheslav Volodin.

O projeto de lei prevê exceções que serão avaliadas por uma comissão especial, permitindo cirurgias em casos de "doenças congênitas" em crianças durante o desenvolvimento de seus órgãos genitais.

Além disso, pessoas transgênero serão proibidas de ter filhos ou adotar crianças na Rússia. A lei também estabelece que os casamentos nos quais uma das partes seja uma pessoa trans serão "anulados" após a entrada em vigor da lei, conforme declarado pela Duma.

Após ser aprovado em terceira e última votação, o projeto de lei agora deve passar pela validação do Conselho da Federação, a Câmara Alta do Parlamento, antes de ser promulgado pelo presidente Vladimir Putin para entrar em vigor. Essas etapas são consideradas formalidades simples.

Desde o início da crise na Ucrânia, as autoridades russas têm implementado medidas conservadoras, particularmente direcionadas à comunidade LGBTQIA+, alegando a intenção de eliminar comportamentos que consideram desviantes e importados do Ocidente.

Para justificar o projeto de lei, Volodin afirmou na sexta-feira que as cirurgias de redesignação sexual aumentaram nos Estados Unidos nos últimos 10 anos. Ele descreveu essa tendência como monstruosa e afirmou que leva à degeneração de uma nação, algo inaceitável para eles.

"Que tendência monstruosa! É um caminho que leva à degeneração de uma nação. É inaceitável para nós", disse Volodin.

Na quinta-feira, o Serviço Federal de Segurança (FSB) prendeu um ativista transgênero sob acusação de "alta traição" em favor da Ucrânia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES