Saiba como ajudar as famílias atingidas por incêndios no Piauí

Vários pontos de arrecadação foram montados na cidade.

Na manhã desta sexta-feira (14), novos focos de incêndio foram registrados dentro de um sítio na BR-343, o que causou a preocupação de moradores. “A gente não conseguiu dormir, preocupação demais. Fogo por todo lado. Tive que retirar o carro de perto porque senão ia perder tudo”, afirmou um morador.

O comandante do Corpo de Bombeiros afirmou que de ontem para hoje a sua equipe já atendeu 20 ocorrências. “Essa é a primeira do dia, nosso major está solicitando todo o pessoal de folga que venha para o quartel para que possamos combater esses incêndios, também temos uma aeronave fazendo as vistorias”, declarou.

Na tarde desta quinta-feira (13), novos registros de queimadas de grandes proporções foram registrados em Teresina. As chamas se espalharam pela mata e ameaçou residências. O monitoramento por satélite de queimadas, conduzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostra que nas últimas 48 horas foram identificados 524 focos em todo o Piauí.

Em ocorrências, segundo o órgão, o Estado só perde para o Maranhão, que registrou 849, no terceiro lugar aparece o Pará com 439 focos. No mês, o índice já chega a 966 nos municípios piauienses, dado que colocou o Executivo em alerta, tendo em vista os danos causados pelas queimadas ao meio ambiente.

Também nos últimos dois dias, o INPE comprova que Teresina foi a cidade do Estado com o maior número de focos registrados, 70 no total. No Brasil, a capital piauiense já figura entre as dez com mais ocorrências no período. Os dados sinalizam a problemática das queimadas em âmbito local, elevando a urgência na resolução dos casos.

O chefe de operações do Corpo de Bombeiros, Kleber Soares, informou que os incêndios também causaram destruição de seis casas, seis estabelecimentos comerciais, uma indústria e de um veículo. Segundo Kleber, na quarta-feira (12), foram registrados, em Teresina, 14 incêndios, sendo que, 12 foram em matas e dois em terrenos baldios.

O Major Egídio Leite, disse que as queimadas e os incêndios foram registrados nos povoados Soinho, Cacimba Velha, na Ladeira do Uruguai, Vila Inglesa, Estrada da Alegria, Parque de exposições e na Meruoca. Também ocorreram incêndios na região do município de José de Freitas, Palmeirais e União.

Mobilizados com a situação de moradores que perderam suas residências em várias partes de Teresina, União e José de Freitas, pontos de arrecadação estão sendo montados em diversas partes da cidade para ajudar as famílias prejudicadas.

O Conselho Estadual de Saúde está arrecadando cestas, roupas, utensílios a serem entregues na próxima segunda-feira na comunidade Cajazeiras.

O Rotary Club Teresina Jóquei, em solidariedade as famílias atingidas pelas queimadas  está em campanha arrecadando bens usados pessoais, como roupas, calçados, móveis, utensílios, alimentos não perecíveis e quaisquer outros bens que sirvam ao ser humano. Ligar para Neto Fiepi 99995 3522 OU 99983 1414.

A Abraço de Águia Teresina pede a colaboração de todos na campanha de arrecadação de roupas, calçados, lençois, toalhas e alimentos afim de ajudar às famílias vítimas dos incêndios e que perderam todos os seus pertences e se encontram em dificuldade.

Image title

Image title

Image title

Image title

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com