Saiba como estudar atualidades para o Enem e vestibulares

Professor explica como o assunto pode aparecer no exame e dá palpites sobre os principais temas que podem ser cobrados

Exame nacional do Ensino Médio | R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As atualidades não são matérias curriculares, mas permeiam vários assuntos. "Tanto no Enem e principais vestibulares do país, as questões de diversas matérias muitas vezes são embasadas em eventos atuais". As escolas costumam abordar os assuntos de maneira mais técnica, mas nas nas provas esses conceitos não estão "soltos". "A proposta é que o vestibulando saiba relacionar toda essa bagagem teórica adquirida com a realidade que o cerca". 

Exame nacional do Ensino Médio/Foto:R7

O candidato não vai se deparar com questões de atualidades, mas com enunciados de diversas disciplinas baseados nos eventos mais recentes do Brasil e do mundo. Veja algumas apostas:

Jogos Olímpicos —  Olimpíadas está envolvida com a geopolítica envolvida: atletas de Kosovo, argelino que se recusou a lutar com judeu e a participação recorde feminina são temas que podem surgir nas questões.

Afeganistão — A retirada das tropas do Estados Unidos do país e a ascensão dos talibãs merece atenção especial dos estudantes. Além disso, vale ficar de olho nos conflitos entre Israel e Palestina e no Iraque a aproximação dos EUA com o exército local.

América Latina — O ano foi marcado por grandes movimentos populares no Chile, na Colômbia, no Equador e, principalmente, em Cuba.

Questões climáticas — Eventos extremos como intensas secas em alguns locais e chuvas recordes em outros, queimadas e o relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o clima, o texto soou como um 'alerta vermelho' para o uso de combustíveis fósseis.

Pandemia — Assunto presente no dia a dia de todos pode aparecer de diferentes maneiras nas provas, seja para discutir as mudanças nas relações de trabalho, o avanço na tecnologia, em especial na comunicação, além da produção e eficácia das vacinas.

É fundamental estar atento a essas questões ambientais, "muito se estuda sobre clima, solo, biomas e o vestibular tem interesse em saber se o candidato sabe como esse estudo pode ser útil ao analisar cientificamente a realidade." Já os "eventos geopolíticos também são importantes, afinal, o mundo está em constante transformação, se organizando e reorganizando em ordens de poder que influenciam diretamente a vida da população".

Para estudar atualidades, o professor recomenda que o estudante estabeleça uma rotina, com horário fixo para ler, ouvir ou assistir noticiários de fontes confiáveis. "Porém, apenas atenção às notícias não garantem um "estudo de atualidades", é necessário também um olhar atento e preparado para enxergar além da notícia, para conseguir ver os conteúdos das disciplinas escolares nas entrelinhas da matéria e por isso também recomendo um caminho reverso, após estudar algum conteúdo técnico, o estudante deve buscar a notícia, ir atrás de como a realidade se relaciona com aquilo que acabou de aprender ou revisar"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES