Saiba como fugiram os detentos do presídio de segurança máxima de Mossoró

Presos se aproveitaram de obras na unidade para passar pelo teto da cela, cortar alambrado e chegarem até a rua.

como fugiram os detentos do presídio de segurança máxima de Mossoró | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As primeiras investigações realizadas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e pela Polícia Federal estão começando a esclarecer alguns aspectos relacionados à fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Conforme os dados iniciais apurados, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento evadiram-se nas primeiras horas da quarta-feira (14).

Veja o que se sabe até agora, segundo fontes:

Por volta de 3h, os dois saíram pelo teto das celas arrancando uma estrutura metálica de alumínio e cabos de energia ligados à iluminação da cela. Em seguida, eles saíram para o pátio e, com alguma ferramenta cortante – possivelmente obtida do canteiro de obras de uma reforma em andamento no presídio – cortaram um alambrado e fugiram.

Câmeras do presídio registraram a passagem deles para o lado de fora, vestindo uniforme de preso. A administração do presídio deu falta de Deibson e Rogério por volta das 5h, duas horas depois da fuga.

A fuga aconteceu por um conjunto de erros, aponta a investigação preliminar realizada pelo gabinete de crise do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que foi instalado na capital potiguar.

Esta é a primeira fuga da história do sistema penitenciário federal. O ministério iniciou uma minuciosa vistoria no presídio de segurança máxima em resposta à fuga.

Nesta quinta-feira (15), uma equipe de peritos da Polícia Federal retornou ao presídio para dar prosseguimento na investigação sobre a fuga de Rogério e Deibson, que seriam ligados ao Comando Vermelho e estavam em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

O Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, comanda pessoalmente o gabinete de crise instalado na delegacia da PF em Mossoró e determinou um "pente-fino" completo na estrutura do presídio, além de uma reavaliação de todos os funcionários que trabalham no local. A segurança da cadeia federal foi reforçada com mais agentes penais e policiais federais.

O presídio federal de Mossoró está passando por uma série de obras de manutenção, reformas e readequação de espaços, como o pátio e celas. Por ora, segundo as fontes, não há indícios de corrupção para favorecimento da fuga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES