Saiba como preservar o motor quando o carro não é utilizado

Uso esporádico do automóvel exige atenção especial ao óleo e combustível

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Utilizar o carro apenas aos finais de semana não chega a ser um problema para a durabilidade do motor. De acordo com Jaime Irineu Medeiros, diretor de motores da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, o item que poderia sofrer mais com isso seria a bateria, mas o propulsor não é afetado por esse tipo de utilização.

Já para modelos que ficam muito tempo parados (semanas ou meses), o diretor explica que é preciso ter atenção ao prazo de validade do lubrificante. ?O óleo vence por quilometragem ou por tempo. Em geral, o lubrificante dura por 12 meses, alguns podem chegar a 18. É importante verificar qual é a recomendação do manual do proprietário em relação ao tempo de troca?. Lubrificante velho pode causar danos às peças móveis do motor, pois a película de proteção que ele cria se rompe com o tempo.

Para modelos flex, ou movidos a álcool, é importante trocar a gasolina do reservatório de partida a frio a cada três meses, pelo menos. O combustível envelhece e perde sua eficiência ? o que também pode ocorrer com o combustível armazenado no tanque. Fora essas observações, o motor propriamente dito não sofre danos se ficar parado por muito tempo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES