Saiba o que é o Discord, app popular entre gamers alvo de investigação

O Discord oferece chat de voz, texto e vídeo e é bastante utilizado por gamers para se comunicar com amigos e outros usuários ao jogar online

Saiba o que é o Discord, app popular entre gamers alvo de investigação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aplicativo Discord, conhecido por sua popularidade entre os jovens, está enfrentando investigações devido à presença de canais que promovem apologia ao nazismo, racismo, pedofilia e exploração sexual. O Discord oferece recursos de chat de voz, texto e vídeo e é amplamente utilizado por jogadores para se comunicarem com amigos e outros usuários durante partidas online. No entanto, o aplicativo tem sido utilizado por criminosos para disseminar conteúdos violentos.

Gerente da organização não governamental (ONG) Safernet, Guilherme Alves explica que a plataforma funciona de forma semelhante ao WhatsApp. “É um app como o WhatsApp, onde você tem a possibilidade de entrar em diferentes salas de conversa com amigos ou pessoas que você não conhece. Tem sido onde comunidades violentas vêm surgindo”.

No site, o Discord possui uma extensa lista de diretrizes para a comunidade. As orientações foram atualizadas em fevereiro de 2023 e abrangem diversas normas, como não encorajar, coordenar ou participar de situações de assédio, além de proibir o uso de discurso de ódio e outras condutas odiosas. 

Segundo a plataforma, em caso de violação das diretrizes, o aplicativo pode atuar com a "remoção de conteúdo, suspensão ou remoção das contas e/ou servidores responsáveis, além de possíveis denúncias às autoridades policiais".  

CUIDADOS

A fim de prevenir a coação de jovens dentro dessas plataformas, Marilene Souza, psicóloga e professora da Universidade de São Paulo (USP), ressalta a importância de os pais manterem atenção e diálogo com seus filhos. Segundo ela, é crucial monitorar as atividades das crianças e adolescentes e o tipo de conteúdo que eles consomem enquanto utilizam computadores ou celulares em seus quartos.

“Fundamental que pais acompanhem diariamente como os filhos estão entrando nas redes sociais, o que estão vendo. Inclusive há formas de regulação dos pais em relação às redes. É possível ver espelhos das plataformas ou colocar horários, limites para entrada nas redes sociais”.

A especialista ainda destaca a importância das escolas no debate sobre uso de aplicativos envolvendo a participação de jovens. Ela considera que o Poder Público e a sociedade civil também podem ajudar, com a regulação dos aplicativos digitais. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES