Saiba onde estão localizadas as 8 praias oficiais de nudismo no Brasil

Algumas são movimentadas e têm até competições de surfe nudista. Outras são isoladas e de difícil acesso

Saiba onde estão localizadas as 8 praias oficiais de nudismo no Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O nudismo é uma prática reconhecida em oito praias no Brasil, oficialmente designadas pelos municípios e pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), que estabelece normas de comportamento para os visitantes. Esses princípios de convivência são a base do naturismo, um movimento que começou a ser oficialmente praticado no Brasil a partir de 1988, na Praia do Pinho, em Santa Catarina. Algumas dessas áreas são bastante movimentadas, com direito a competições de surfe nudista, enquanto outras são mais isoladas e de difícil acesso. Conheça um pouco de cada uma delas:

Praia do Pinho (SC), Balneário Camboriú

Estabelecida como a primeira praia oficial de nudismo do Brasil e reconhecida em 1988, a Praia do Pinho se destaca por seus cerca de 500 metros de extensão, cercados por costões e vegetação exuberante. Além do mar com ondas fortes, o local oferece uma infraestrutura completa, incluindo pousada e camping nas proximidades. 

Praia do Pinho, em Balneário Camboriú — Foto: PMBC/Divulgação 

Praia de Pedras Altas (SC), no município de Palhoça

O acesso ao local, situado 30 km ao sul da capital, é desafiador por meio da BR 101. A praia oferece um mar calmo, propício para banho e prática de esportes aquáticos. A tranquilidade do oceano se destaca pela ausência de ondas. Além disso, a região conta com uma pequena pousada rústica, restaurante e área de camping.

Praia de Pedras Altas, em Palhoça, SC, praia de nudismo — Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista 

Praia da Galheta (SC), Florianópolis

Cercado por grandes pedras arredondadas e lisas, o local apresenta uma praia com areia fina e branca, além de vegetação nativa exuberante e um mar de águas cristalinas. Para acessar, os visitantes precisam percorrer uma trilha de aproximadamente 400 metros a pé. Galheta encontra-se ao lado da Praia Mole, uma das mais populares em Santa Catarina.

Foto: Reprodução/Internet

Praia de Barra SECA (ES), Linhares

A praia disponibiliza uma extensão de 200 metros destinada à prática do naturismo. Caracterizada por ondas fortes e areia de textura grossa, o acesso a ela requer a combinação de ônibus e barco. As instalações incluem uma cozinha, churrasqueira, banheiros, chuveiros e uma área destinada ao camping, equipada com energia. Além disso, há pousadas nas proximidades e uma área designada para camping.

Praia de nudismo de Barra Seca, no Espírito Santo — Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista 

Praia Olho de Boi (RJ), Búzios

Isolada e desprovida de infraestrutura à beira-mar, essa praia é bastante reduzida, com uma extensão máxima de aproximadamente 50 metros. O acesso é desafiador, exigindo a travessia de uma trilha íngreme de 600 metros ao longo de um morro, sendo necessário enfrentar a subida íngreme na volta. 

Praia de nudismo do Olho de Boi, em Búzios, RJ — Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista] 

Praia do Abricó (RJ), Rio de Janeiro

Localizada nas proximidades da Reserva de Grumari, imediatamente após a conhecida Prainha, essa praia é uma atração notável no Rio de Janeiro. Para alcançá-la, os visitantes devem percorrer a estrada de acesso à Prainha a partir do Recreio dos Bandeirantes. Ao final da descida de Grumari, placas sinalizam a entrada para a Praia do Abricó. Nas imediações, há opções de alimentação, como restaurantes e barracas de bebidas.

ABRICÓ - Frequentadores recomendam visitas no final de semana - Foto: Rota 196

Praia de Tambaba (PB), Conde

Reconhecida como uma das praias mais famosas, essa região é circundada por impressionantes falésias que alcançam 20 metros de altura. O mar apresenta tranquilidade, embora seja ventoso. A praia está subdividida em três áreas distintas, cada uma caracterizada por suas próprias formações rochosas. Inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA), ela é destacada como uma das praias mais preservadas e limpas da Paraíba.

Praia de Tambaba, na Paraíba, tem duas áreas divididas por uma formação rochosa com vegetação — Foto: Marco Pimentel/PBTur 

Praia de Massarandupió (BA), Entre Rios

Com uma linha de coqueiros alinhada ao longo de toda a extensão da areia, esta praia possui pequenos riachos de água doce que correm paralelos. As águas são quentes e a localidade está próxima da Praia do Forte, sendo acessível por uma estrada de areia com aproximadamente 7 km de extensão. 

Praia de Massarandupió, única destinada oficialmente à prática de naturismo na Bahia — Foto: Imagem/TV Bahia 




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES