Saiba por que os bebês nascidos em 2016 trazem consigo radiação

O assunto não é motivo para pânico.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sabe aquele bebê recém-nascido que é a coisa mais linda? A gente tem uma má notícia pra te dar: ele está cheio de radiação! Mas talvez você fique tranquilo, ou mais assustado em saber que ele não está sozinho nessa; seu corpo, leitor, também está todo radioativo.

Lembra daquele tempo antigo em que os Estados Unidos brincavam de jogar bombas nucleares no Japão? É, a gente também não achava que era uma boa ideia, mas não tinha muito o que fazer a respeito… Acontece que as explosões nucleares, como as que rolaram em Hiroshima e Nagasaki, produzem substâncias radioativas raras na natureza, como o carbono-14.

Essas substâncias entram na nossa cadeia alimentar e se colam nas células do nosso corpinho, por mais lindo e bem cuidado que ele seja. Ainda tem tantas substâncias radioativas flutuando pela terra que os cientistas descobriram que bebês nascidos em 2016 também carregam radiação.

A coisa não é motivo para pânico: até onde se sabe, o carbono-14 é inofensivo. E agora vem a parte mais louca de tudo. A presença da substância no nosso corpo pode até mesmo ajudar a ciência a prever o progresso de um câncer, segundo as informações do Tech Insider.

Isso acontece porque cada célula criada tem um pouco menos de carbono-14 do que a anterior. É um declínio totalmente previsível e que vem ajudando os cientistas a determinar a idade de uma célula individual. Graças a esse detalhe, o método já é usado para rastrear o progresso de cânceres e aumentar a compreensão da medicina sobre obesidade e diabetes, por exemplo.

Mesmo assim, estima-se que os resquícios de radiação deixem nosso planeta – e nossos corpos – livres já em 2050. Com isso, a medicina perde uma oportunidade de avançar em pesquisas que utilizem o método, mas nós ganhamos um corpo sem o resquício das atrocidades ocorridas no século passado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES