Saiba qual o momento ideal para seu bebê deixar a mamadeira

Pediatra diz qual o melhor momento para fazer o desmame

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eliminar a mamadeira até os dois anos de idade é muito importante para o desenvolvimento das crianças, afirmam médicos. No entanto, essa é uma das tarefas mais difícieis e trabalhosas para os pais. Para que a "despedida" seja mais fácil e não traumática, ela precisa ser feita de forma natural e tranquila. 

"O uso prolongado da mamadeira pode alterar o desenvolvimento dos músculos da face, da fala e dentição da criança", explica a pediatra Rafaella Calmon. Além disso, pode causar dificuldades respiratórias, aumentar o risco de cáries e de contaminação por doenças infectocontagiosas. 

Segundo Rafaella, o objeto também é um dos principais fatores do desmame precoce. Caso a amamentação realmente não seja possível para a mãe, a pediatra orienta que se ofereça leite ou fórmula em um copo ou colher. Assim, evita-se que a criança se confunda com os bicos. 

É importante que a retirada da mamadeira seja feita de maneira gradural. Além disso, mesmo que a criança ainda não entenda em um primeiro momento, é válido explicar a ela o que está acontecendo, mostrar novas opções e dizer que isso será o melhor. 

Aos seis meses, por exemplo, já é possível começar a introduzir copos para água e suco. Para facilitar o processo, a pediatra orienta que a criança seja acostumada a tomar todos os líquidos no copo, somente o leite da noite não. Também é interessante treinar criança desde pequena para o uso do canudo, que tem uma forma positiva e benéfica de sucção. 

Alguns cuidados são necessários para que o processo seja bem sucedido. "Iniciado o processo de retirada, ele não deve ser interrompido", diz a médica. Quando existem essas interrupções, a criança fica confusa e também aumenta a chance de desistência da família.

Também não é indicado que a retirada da mamadeira não seja feita em períodos de transição como início da escola, nascimento de um irmão, desfralde, quando a criança estiver doente ou uma mudança de casa. Nesses momentos, pode ser mais confuso e complicado para ela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES