Saiba tudo sobre o NBOMe, droga que preocupa governo durante Carnaval

É o NBOMe, uma substância sintética que imita os efeitos do LSD (dietilamina do ácido lisérgico).

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


Uma nova e desconhecida droga preocupa a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas durante o Carnaval, de acordo com o colunista de Veja Lauro Jardim.

É o NBOMe, uma substância sintética que imita os efeitos do LSD (dietilamina do ácido lisérgico).

O nome parece familiar?

É a mesma droga que levou à morte o estudante Victor Hugo Santos em setembro do ano passado. Victor, sob o efeito de intoxicação agura por NBOMe, morreu afogado na raia da Universidade de São Paulo (USP) durante uma festa.

A substância, cujas 11 variações são proibidas pela Anvisa no Brasil, surgiu em 2003, mas só ganhou força no Brasil em 2013, quando ocorreram inúmeras apreensões. É vendida sob a forma de pílulas, pó, ampolas ou blotters, os famosos papeizinhos feitos para colocar sob a língua.

Na maior parte das vezes, ele é vendido por traficantes como se fosse LSD, porque a "viagem" das duas drogas é muito semelhante, com alucinações visuais, sonoras e alterações na percepção de espaço e tempo. O valor do NBOMe nos Estados Unidos não passa de US$ 1,50, o que o torna vantajoso financeiramente para o tráfico.

O problema é que ainda não há quase nenhum estudo sobre os efeitos do NBOMe. Enquanto os efeitos do LSD foram extensivamente conhecidos e documentados, o NBOMe é desconhecido. No entanto, uma série de estudos de caso concluem que o NBOMe apresenta riscos muito maiores de intoxicação e de morte.

Mas como é possível distinguir o NBOMe do LSD? A diferença mais perceptível está no paladar. Enquanto o LSD não tem gosto, o NBOMe é extremamente amargo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES