Salmão feito de fungo em impressora 3D começa a ser vendido na Europa

A micoproteína utilizada no The Filet possui uma textura natural semelhante à carne, requer um mínimo de processamento e é mais sustentável.

Salmão feito de fungo em impressora 3D começa a ser vendido na Europa | Reprodução/Revo Foods
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desenvolvimento de formas alternativas, que dispensam a carne de animais para consumo humano, chegaram em patamares superiores. Produzido principalmente de micoproteína – proteína advinda de fungo filamentoso – o produto conhecido como The Filet (O Filé) é totalmente vegano e não possui açúcar ou glúten.

De acordo com a Revo Foods, a micoproteína utilizada no The Filet possui uma textura natural semelhante à carne, requer um mínimo de processamento e é mais sustentável. Sua sustentabilidade ocorre, pois, consome menos recursos, incluindo água, para a produção.

Salmão feito de fungo em impressora 3D começa a ser vendido na Europa (Foto: Reprodução)O ingrediente foi desenvolvido em colaboração com a startup sueca Mycorena. Durante esse processo, a base proteica "Promyc" da Mycorena foi especialmente formulada para atender às necessidades da impressão 3D.

A Revo Foods alega que, por meio de sua tecnologia 3D-MassFormer, alcançou a criação do primeiro método capaz de fabricar em larga escala alimentos produzidos através de impressão 3D, abrindo novas perspectivas no mercado de substitutos de carne.

A Revo Foods, fundada em 2020, fabrica produtos inspirados em peixes, como salmão e atum, que são completamente à base de plantas, e se autodenomina uma "empresa de preservação dos peixes".

A empresa iniciante garante que até agosto de 2023, a produção de seus produtos resultou na "salvação" de 18.908 peixes, e sustenta que seus métodos de produção consomem 95% menos água e produzem de 77% a 86% menos emissões de CO2 em comparação com a produção tradicional de salmão.

A meta da empresa é contribuir para a redução da pressão sobre o ecossistema marinho por intermédio da aplicação de tecnologia e inovação. A Revo Foods está integrada na rede da EIT Food, uma organização sem fins lucrativos co-financiada pela União Europeia.

Este salmão vegano impresso em 3D está disponível em alguns supermercados na Europa e também pode ser adquirido no site da Revo Foods, com entregas para a Áustria e a Alemanha. O custo para uma porção de 130 gramas é de 6,99 euros, o equivalente a aproximadamente R$ 36.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES