Samu recebe, em média, seis trotes por dia; um a cada 4 horas

O Serviço contabilizou, pelo menos, 480 chamadas falsas atendidas no ano passado. Ocorrências são bastante frequentes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As centrais de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região de Teresina são alvo de um trote a cada 240 minutos (ou quatro horas), em média, seis ocorrências por dia. O Serviço contabilizou, pelo menos, 480 chamadas falsas atendidas no ano passado. Os casos aumentaram nas férias,     quando o atendimento às ocorrências cresce. Os trotes são prejudiciais, diz o Samu, porque o tempo de resposta para uma ocorrência faz diferença na hora de salvar vidas.

Por mês, são mais de 4 mil ligações atendidas e 1% é trote. Em 2018, o Samu regional de Teresina, que também atende os municípios de Campo Maior e Piripiri como reguladores, registrou 48 mil ligações. Apesar do número ser menor em relação a outros estados que possuem 8% das chamadas em trotes, muitas pessoas agem por má-fé e prejudicam o atendimento.

Crédito: José Alves Filho

“Apesar de representar 1% dos casos e ser pequeno, isso causa um desconforto muito grande para nós, do Samu. Já trabalhamos com um exagero no número de atendimentos e qualquer ocorrência liberamos ambulância e é um sufoco muito grande”, afirma o diretor Clínico do Samu, José Ivaldo.

Apesar da checagem de dados conferida pela equipe de telefonistas de plantão, o solicitante passa por uma série de especificações, como o registro de nome, endereço, até que as informações são transferidas para uma equipe com um médico. Só depois, o serviço chegará a quem recorrer da emergência.

“O solicitante 'maqueia' a solicitação, diz coisa com coisa e inverdades. Apesar de existir a ocorrência, não é como ele informou. Em certos casos, o técnico percebe o trote e a coisa não anda e acaba excluindo aquela solicitação. O que incomoda mais são pessoas que ligam e falam pornografias com os atendentes, elas ocupam as linhas. Isso não gera uma liberação de ambulância”, reafirma o diretor.

Outra circunstância que o diretor chama de trote trata-se das chamadas feitas por crianças e adolescentes, principalmente neste período de férias. Um mesmo número já ligou de cinco a seis vezes no mesmo dia como uma brincadeira, de acordo com o diretor.

Diretor do Samu, José Ivaldo |Crédito: José Alves Filho

“É preciso chamar atenção para que os pais tomem cuidado para que seus filhos não liguem, o que ainda é comum, e irrita o funcionário. Passamos pelos sinais rapidamente para chegar ao local e a ambulância poderia ser utilizada em outra ocorrência. Isso ainda causa um desconforto e estresse na equipe. Infelizmente, é relativamente frequente”, salienta José. Apesar das ligações falsas, muita gente ainda solicita o Samu apenas para eventuais situações de nervosismo. “Muitas vezes, não é necessário solicitar a ambulância, são apenas situações de ansiedade. Já fomos em uma ocorrência dizendo que a pessoa tinha sofrido uma agressão física e, na verdade, ela só tinha uma raladura. Então isso é um trote”, mensurou. 

Trote é crime e há punição segundo o Art. 266 do Código Penal: “Interromper ou perturbar o serviço telefônico” é crime e o infrator poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa; e o presente artigo se enquadra em qualquer caso e vítima. Quem pratica tem seu número e identidade investigado pelos órgãos de segurança.

Crédito: José Alves Filho

Traumas em acidentes e quedas correspondem a 30% dos acidentes

Entre o número de ocorrências registradas, 30% são clínicas, como casos de diabéticos e hipertensos que passam mal, além de AVC, infarto. Outras ocorrências são os traumas. “Acidentes automobilísticos, quedas, agressões físicas variam em mais de 30% dos casos. Frisando que o maior pico dos registros acontece nos fins de semana, durante a noite, de sexta a sábado, e no domingo, a partir das 16 horas. Costumamos dizer que o 'bicho pega'”, reconheceu o diretor. 

O Ministério da Saúde estabelece que a qualidade ideal de ambulâncias é uma para cada 100 mil habitantes. Teresina possui 8 ambulâncias básicas e duas ambulâncias avançadas pelos MS, além de uma terceira avançada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), diferente de capitais como São Luis, que só possui duas. (V.P.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES