SAMU terá estudantes de Medicina da Universidade Federal do Piauí na ativa

O contrato de parceria foi assinado na última terça-feira (08), na Fundação Hospitalar de Teresina.

Estudantes atuarão como estagiários do SAMU | Moisés Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os estudantes do último ano do curso de Medicina, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), passarão a atuar como estagiários no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O contrato de parceria foi assinado na última terça-feira (08), na Fundação Hospitalar de Teresina.

A parceria trará benefícios tanto para os alunos, que agora poderão realizar suas aulas práticas de emergência, e ainda para os profissionais do Samu, que além de terem a ajuda dos estudantes, ganharão ainda com a troca de conhecimentos.

"Desde que houve a transferência do pronto-socorro do HGV para o HUT, os estudantes da UFPI ficaram com suas práticas prejudicas, e o estágio no Samu vai suprir essa carência.

Em contra partida, nossos profissionais serão beneficiados com a troca de conhecimentos, com esses estudantes", afirmou a coordenadora do Samu, Helsimone Alves Rodrigues.

Essa primeira turma de estagiários é formada por 21 estudantes, que se revezarão em escala de plantão. Tomásia Monteiro, que participará do estágio, afirma que essa é uma oportunidade muito boa de aprendizado.

"Antes disso, nós tínhamos apenas aula teórica nessa área de urgência e emergência. As práticas eram feitas no HUT, mas eram realizadas em rodízio e cada aluno acabava tendo poucas práticas. Já esse estágio no Samu nos possibilitará um treinamento mais intensivo", disse.

A coordenadora do curso de Medicina da UFPI, Ione Lopes, afirma que os estágios realizados nos hospitais são feitos com muitos alunos, o que acaba comprometendo o aprendizado.

Já no Samu, a prática acontecerá com um aluno por vez. "Eles terão, no Samu, o desafio de vivenciar a situação problema. Isso também traz benefícios à população, pois a universidade vai preparar melhor seus futuros profissionais", disse.

Antes de começarem a atuar, os estagiários fizeram um curso de capacitação em Suporte Básico e Avançado de Vidas e Imobilização. Essa não será a única turma, Helsimone explica que a medida que um grupo de alunos for saindo, deverá entrar outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES