SAMU terá stand fixo e ambulâncias no Corso de Teresina

o médico José Ivaldo de Oliveira, diretor do SAMU, informou que a equipe irá trabalhar juntamente com outras entidades da Prefeitura de Teresina, para dar suporte aos foliões.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o Corso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, estará a postos para atender ocorrências com aqueles foliões mais afoitos, que ingerem bebidas alcoólicas, além do normal, e muitas vezes chegam a passar mal, ou mesmo quando ocorrem acidentes de natureza leve ou grave.

Em entrevista para a Rádio Jornal Meio Norte da sexta-feira (22), o médico José Ivaldo de Oliveira, diretor do SAMU, informou que a equipe irá trabalhar juntamente com outras entidades da Prefeitura de Teresina, para dar suporte aos foliões.

Crédito: Lindalva Miranda

"Estaremos com um stand do SAMU, montado no estacionamento embaixo da Ponte Estaiada, que conta com um médico, duas enfermeiras, sete técnicos de enfermagem e alguns estagiários dos cursos de Medicina e de Enfermagem", diz José Ivaldo de Oliveira.

Ele diz também que haverá uma ambulância do Corpo de Bombeiros logo no início do corredor da folia e uma outra ambulância, básica, no final, nas proximidades da Avenida João Elias Tajra, no cruzamento com a Avenida Raul Lopes.

"E durante todo o evento, as pessoas poderão contatar com o SAMU, através do telefone 192, para serem orientadas se devem ir até o stand do SAMU ou se haverá necessidade de a equipe encaminhar uma ambulância até onde ocorreu o fato, principalmente em caso de acidentes como quedas, em que a pessoa não poderá se movimentar", observou o diretor do SAMU.

José Ivaldo lembrou que a maioria dos atendimentos realizados nos anos anteriores é de pessoas que abusam de álcool, que sofrem pequenas escoriações, que têm pequenos traumas ou ferimentos. No ano passado foram realizados cerca de 80 a cem atendimentos e a grande maioria dos atendimentos é resolvida no stand do SAMU, onde são feitas medicações.

"Levaremos todo o suporte e faremos medicações, hidratação, glicose. E quando necessário, a pessoa chama pelo 192 ou a ambulância vai até o local e, de lá, leva a pessoa para os hospitais, dependendo da situação", diz o médico, acrescentando que os hospitais estarão atentos às ocorrências que poderão acontecer durante a festa, e que todas as equipes dos hospitais também estarão de prontidão. "A pessoa a ser socorrida, de acordo com a gravidade, poderá ser levada para o HUT ou para os hospitais de bairros da Prefeitura de Teresina. O hospital da Primavera será um dos hospitais que terão equipe reforçada, para tender ao evento", reforça José Ivaldo de Oliveira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES