Saneamento básico é discutido durante conferência em Teresina

Plano Diretor de Saneamento Básico de Teresina.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ocorreu, nesta sexta-feira, 12, a abertura da I Conferência Municipal de Saneamento Básico que discutiu os sistemas de abastecimento de água, gestão de resíduos sólidos, drenagem urbana e esgotamento sanitário. Na oportunidade, foi apresentado o texto preliminar do Plano Diretor de Saneamento Básico de Teresina.

Para o prefeito Firmino Filho, um dos principais desafios que a gestação enfrentará, além de ampliar o acesso à água, é a oferta de saneamento básico. "Teresina tem crescido significativamente.Como podemos ver na questão do trânsito, são 400 mil veículos circulando e o resultado disso a gente percebe ao se deslocar pela cidade. Já quanto a infraestrutura urbana, o saneamento é o grande desafio, principalmente em termos de esgotamento", destacou o prefeito.

De acordo com Erick Amorim, presidente do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), o encontro discutiu os quatro eixos do saneamento básico em Teresina que merecem maior atenção das autoridades.

"Em vista de que o saneamento possui eixos, como água, esgoto, saneamento, drenagem urbana e lixo, dentre eles os mais desenvolvidos em Teresina são água e a questão do lixo. A água atinge 95% da população da capital, já o lixo consegue atingir 100% da população, claro que com algumas dificuldades de acesso", esclarece.

Erick Amorim destaca ainda que os mais problemáticos são o esgotamento sanitário e a drenagem urbana. "Com crescimento da cidade, a gente observa algumas dificuldades de acesso a esses serviços nessas novas áreas. E os eixos mais problemáticos têm sido o esgotamento sanitário e a drenagem urbana nesses locais", pontua.

Quanto a questão dos resíduos sólidos, engloba questões como o tratamento do lixo, coleta seletiva, o problema da capina e varrição, isto é, todas as questões relativas a aterro sanitário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES