Santa Catarina registra neve e chuva congelada; frio chega a -2,4ºC

Registro foi feito no Morro das Antenas, em Urupema, e confirmado pela Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no Estado

Santa Catarina registra neve e chuva congelada; frio chega a -2,4ºC | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira neve de 2022 em Santa Catarina foi registrada nesta terça-feira (17). Um dos primeiros registros foi feito no Morro das Antenas, em Urupema, e confirmado pela Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no Estado. Urubici e Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, também registraram o fenômeno no início da manhã. As informações são do g1/SC.

Conforme o instituto, as temperaturas baixas, entre -1°C e 5°C, aliadas ao tempo úmido trazem a condição para que a neve ocorra. Em Bom Jardim da Serra, a mínima chegou a -2,4ºC.

Neve é registrada em Urupema, na Serra catarinense — Foto: Tiago Ghizoni/NSC 

A tendência é que os registros de neve aumentem ao longo do dia, segundo Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram. 

"A condição de neve para hoje não é somente para o Planalto Sul. Tem condição também o Meio Oeste e o Oeste catarinense, porque as temperaturas realmente estão bem baixas. Tem umidade, tem tudo disponível para aconteça o fenômeno. Então, é bastante propício", comenta. 

Urupema, na Serra catarinense, registra neve nesta terça-feira (17) — Foto: Tiago Ghizoni/NSC 

Santa Catarina também registrou a primeira chuva congelada de 2022 entre a noite de segunda-feira (16) e madrugada desta terça. O fenômeno ocorreu em São Joaquim, na Serra catarinense, e foi confirmado pelo técnico em Meteorologia da NSC, Douglas Márcio. Já em Urupema, houve formação de sincelo.

Previsão do tempo

Uma massa de ar frio de origem avança da Argentina para o Sul do Brasil e derruba as temperaturas. A Defesa Civil catarinenses afirmou que esta primeira onda de frio de 2022 deve durar até a noite da próxima segunda (23).

Sincelo se forma sobre a vegetação em Urupema, na Serra catarinense — Foto: Tiago Ghizoni/NSC 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES