Santa Maria da Codipi tem o maior número de suspeitas de dengue

A área apresenta 151 registros de casos da doença

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (20) DO JORNAL MEIO NORTE

A Santa Maria da Codipi, localizada na zona Norte de Teresina, é o bairro com o maior número de suspeitas de dengue. A área apresenta 151 registros, mais que o dobro do segundo colocado, que é o bairro Lourival Parente (70). Em todo o Piauí, o número de casos confirmados da doença subiu de 1.854 para 2.213 registros da doença. Em 2015, o número de casos aumentou em 17,54% em relação ao ano passado.

Estes dados são preocupantes para aquela comunidade, que pede mais atenção do poder público para sanar a endemia. Porém, segundo Paulo Cézar, presidente da Associação dos Moradores locais, a próprio população também deve fazer sua parte. “Não adianta a prefeitura limpar os terrenos se os moradores vão lá e sujam depois. A população também tem que colaborar para eliminar os focos de dengue”, afirma.

A Associação dos Moradores já vinha tentando conscientizar a população acerca da problemática. “Nós tentamos fazer um trabalho de conscientização junto às escolas e creches, para educar as crianças e pedir a colaboração dos pais para o combate a dengue, mas ainda assim não adianta e os casos mostram isso”, declara o Paulo Cézar.

A grande Santa Maria da Codipi concentra muitos lotes em desuso, com mato alto e acúmulo de lixo. Por causa disso, os casos de dengue se disseminam com os focos de Aedes aegypti, que precisam apenas de água parada e limpa para se desenvolver.

Pneus, garrafas, latas e qualquer recipiente que possa acumular água vira fácil um criadouro perfeito para o mosquito. Até mesmo certas plantas que acumulam água entre as folhagens podem desenvolver larvas do inseto, que também transmite a zika e a chykungunya. Destas duas, apenas a zika foi confirmada no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES