Santuário da Mãe das Dores será Basílica

Bispo deverá estar chegando hoje ao Cariri, após participar de assembléia da Conferência dos Bispos

Santuário da Mãe das Dores será Basílica | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Santu?rio Diocesano de Nossa Senhora das Dores passar? a ser Bas?lica Menor. O an?ncio ser? feito oficialmente no pr?ximo dia 22, pelo bispo diocesano dom Fernando Panico. H? v?rios dias, no Cariri, a informa??o que traria grande alegria ? popula??o, passou a ser considerada ?o segredo do bispo?, mas n?o deixou de ser mera especula??o, j? que a surpresa vem dar mais relev?ncia ? m?stica ?capital da f?, que se tornou Juazeiro do Norte. Mais de um milh?o de romeiros visitam a cidade a cada ano.

O bispo dever? estar chegando hoje ao Cariri, ap?s participar de assembl?ia da Confer?ncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizada em S?o Paulo. Nos pr?ximos dias 21 e 22 ele estar? reunido no Centro de Expans?o, no Crato, com todo o clero da Diocese, para estudar o assunto e o an?ncio acontece na tarde do dia 22. Dom Panico trar? maiores detalhes sobre a Bas?lica Menor, no Cariri, por meio de entrevista coletiva a ser concedida aos meios de comunica??o.

Segundo o padre Paulo lemos, atual administrador do Santu?rio Diocesano de Nossa Senhora das Dores, a Bas?lica Menor de Nossa Senhora das Dores passar? a ser a segunda no Estado, depois da Bas?lica de S?o Francisco de Assis, em Canind?. No Brasil, s?o 22 duas existentes, grande parte nos Estados de S?o Paulo, Minas Gerais e Bahia. Um dos principais roteiros da f? no Brasil, depois de Aparecida do Norte, passou a ser Juazeiro do Norte, por conta dos fen?menos ligados ao Padre C?cero Rom?o Batista. Ele foi o fundador da cidade e iniciou os trabalhos sacerdotais da Igreja Matriz.

Defensor dos Romeiros

O monsenhor Murilo de S? Barreto, j? falecido, por mais de quatro d?cadas esteve ? frente da igreja e foi um dos defensores dos romeiros do Padre C?cero. A devo??o ? M?e das Dores, como ? carinhosamente vista pelos romeiros, transforma a festa alusiva ? santa numa das principais romarias do ano, durante o m?s de setembro, abrindo o calend?rio das grandes festas religiosas realizadas no Estado.

Padre Paulo diz que ainda est? se acostumando com a transforma??o, j? que algumas mudan?as ser?o feitas, no sentido de adequar aos crit?rios estabelecidos pelo Vaticano. Mas, ? importante ressaltar que, para merecer o t?tulo dado pelo papa Bento XVI ? igreja caririense, alguns motivos s?o considerados, como venera??o devotada pelos crist?os, a hist?ria e beleza art?stica, arquitetura e decora??o.

A pr?pria igreja vem cuidando aos poucos de adequa?es importantes. Um deles diz respeito ao espa?o externo da Pra?a dos Romeiros, repassada ao Santu?rio de Nossa Senhora das Dores pela Prefeitura Municipal. No ?ltimo s?bado foi lan?ada uma campanha para incluir grades, melhorar a ilumina??o e promover recupera??o na pra?a, onde s?o realizadas as missas campais. Para isso, a igreja est? realizando campanha junto aos fi?is.

De acordo com padre Paulo, um dos principais problemas est? relacionado ? ocupa??o pelos camel?s do espa?o destinado aos romeiros da M?e das Dores e do Padre C?cero. O sacerdote reconhece ser dif?cil a situa??o dos vendedores e n?o pode proibir a perman?ncia deles no local.

Mas, por outro lado, diz que est? buscando realizar um trabalho para que as pessoas compreendam a quest?o, que se arrasta h? v?rios anos e n?o foi resolvida pelo poder p?blico, por conta do grande n?mero de barraqueiros que se instalam, principalmente durante as grandes romarias.

?Esse reconhecimento oficial vem pela import?ncia que a igreja j? tinha em si. ? um t?tulo destinado a igrejas de relev?ncia?, diz padre Paulo.

Com isso, ele afirma que algumas situa?es relacionadas aos atos lit?rgicos ser?o modificadas, por passarem a ser modelo para as outras igrejas. Outro aspecto ser? o uso dos bras?es do papa e do Vaticano. Esses s?mbolos passar?o a ser usados na fachada da igreja e nos documentos oficiais.

Ao se tornar Bas?lica, algumas celebra?es s?o recomendadas, como a de 29 de junho, Dia de S?o Pedro, tamb?m considerado Dia do Papa. O fiel que participa de celebra?es duran



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES