São João do Arraial leva primeiro lugar no prêmio Sebrae prefeito empreendedor

Ao todo foram premiados 8 dos 26 municípios que concorriam ao prêmio que reconhece às ações empreendedora

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta- feira (08), São João do arraial mostrou que ainda há muito em que orgulhar seu povo e ser exemplo para outros municípios e estados. Hoje foi realizada a solenidade do 6º. Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), na qual a Terra dos Cocais levou o título de grande vencedor. Ao todo foram premiados 8 dos 26 municípios que concorriam ao prêmio que reconhece às ações empreendedoras voltadas para o desenvolvimento local. Dentre os premiados, São João do Arraial ficou em primeiro lugar na categoria ?Melhor Projeto Estadual?.

A solenidade, realizada no auditório do SEBRAE, contou com a participação do Governador Wilson Martins, da direção regional do SEBRAE, diversos prefeitos e secretários municipais, assessores, imprensa, além de grandes caravanas que vieram torcer por seus municípios. De São João do Arraial participou uma caravana de secretários municipais, assessores de comunicação e representantes das ações inscritas.

Por meio do prêmio, os prefeitos têm a oportunidade de dar visibilidade às suas realizações. A satisfação da população e a ampliação de parcerias que fomentarão novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento para a realidade municipal são outras vantagens.

Duas foram as categorias de premiação do PSPE-2010: Destaques Temáticos e Melhor Projeto Estadual. Nos Destaques Temáticos, seis categorias foram premiadas:

Compras governamentais ? Floriano

Desburocratização ? Teresina

Formalização de empreendedorismo ? Esperantina

Educação empreendedora ? Castelo do Piauí

Implantação da lei geral ? Nossa Senhora do Nazaré

Já as prefeituras que reunissem até dez iniciativas empreendedoras e apresentassem os resultados positivos e concretos dessas ações concorreram à categoria ?Melhor Projeto Estadual?. Foi o caso de São João do Arraial que concorreu com quatro ações: o Banco dos Cocais, a Escola Família Agrícola dos Cocais (EFA COCAIS), com as Caravanas Culturais e com o Festival Cultural.

pspe6_2.jpgO governador Wilson Martins anunciou o vencedor do prêmio Prefeito Empreendedor, destacando a atuação já reconhecida do Prefeito Francisco Limma não apenas dentro do município, mas também no fortalecimento de toda uma região. W. Martins parabenizou o município de São João do Arraial pelos projetos apresentados.

Francisco Limma agradeceu a premiação ressaltando a atuação e a importância das ações inscritas no 6º. PSPE para o empreendedorismo local. ?Não é um trabalho só nosso, é um trabalho da comunidade. Nós temos boas intenções, poucos recursos e muitos problemas. Cabe a criatividade para buscar saídas para resolver os problemas e o único caminho para o município avançar é investir na produção?, afirmou o prefeito Francisco Lima de São João do Arraial.

Além de São João do Arraial, os municípios de Jaicós e Cajazeiras do Piauí também foram premiados na mesma categoria, ficando com o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Os prefeitos vencedores foram agraciados com certificados de participação e troféus e estarão concorrendo também à etapa nacional da premiação.

O resultado nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor será divulgado durante a 13ª Marcha dos Prefeitos, que acontecerá em maio, na capital federal. Os prefeitos vencedores da fase nacional vão conhecer um centro de empreendedorismo no exterior.

Conheça um pouco das ações empreendedoras que levaram São João do Arraial a ser o grande campeão do 6º. PSPE:

O Banco dos Cocais foi fundado em 2007 e desde então atua no município como agente de micro-crédito, desburocratizando o acesso ao crédito aos micro e pequenos empresários do município, tendo também uma moeda própria e que tem contribuído sensivelmente para o fortalecimento da economia local, bem como o crescimento do comércio em São João do Arraial.

A EFA COCAIS tem sede em São João do Arraial e, atualmente, conta com 160 alunos dos 13 municípios do aglomerado III do Território dos Cocais. A escola atua na formação de empreendedores nas áreas de agropecuária e agroindústria, adotando a pedagogia da alternância, acompanhando os agricultores familiares e realizado parcerias com projetos importantes como a produção de mudas de jaborandi para a produção de pilocarpina.

As Caravanas Culturais são atividades educativas realizadas nas escolas do município em forma de oficinas que resgatam o interesse da juventude pela literatura, pela arte e pelas tradições, capacitando crianças e jovens das comunidades em práticas como teatro, leitura, danças populares e tradicionais, fotografia e produção áudio-visual.

O Festival Cultural, por sua vez, não é apenas uma festa como outra qualquer. Ela sela o resgate das tradições do município e da região, das manifestações populares, da atuação de grupos culturais e de produção do município, privilegiando a participação da própria comunidade e os produtos locais, gerando emprego e renda.

Vale lembrar que já é a segunda vez que o município é agraciado com a premiação Prefeito Empreendedor pelo Sebrae. A primeira vez foi em 2008, no destaque temático ?Compras Governamentais? através do Projeto ELO ? Escola Local Organizada que consiste na compra da alimentação escolar diretamente dos agricultores familiares locais que moram nas comunidades onde as escolas estão inseridas. Projeto realizado pela prefeitura de São João desde 2006, ainda no primeiro mandato do Prefeito Francisco Limma e que, hoje, é uma lei federal (Lei n.º 11.947/2009).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES