São Luís do Piauí é o único município do Estado sem mortes por Covid-19

No Notícias da Boa, do canal 20.1, a enfermeira Andresa Cursino deu detalhes sobre a estratégia que salva vidas na cidade.

São Luís do Piauí | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dos 224 municípios do território piauiense, apenas São Luís do Piauí não tem registro de morte pelo novo coronavírus. Com 2.561 habitantes, a pacata cidade localizada no sudeste do estado tem um fator que sobressalta quando se trata do combate à Covid-19. No Notícias da Boa, do canal 20.1, a enfermeira Andresa Cursino deu detalhes sobre a estratégia que salva vidas na cidade.

Comparado a cidades do mesmo porte em número de habitantes, São Luís do Piauí também se mantém com melhores dados em relação a casos confirmados da Covid-19. No último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde do município na quarta-feira (03/11), a cidade acumula 169 casos confirmados, sendo que todos já estão recuperados. Atualmente, apenas duas pessoas se encontram em isolamento. Nenhum óbito pela Covid-19 foi registrado  na cidade.

São Luís do Piauí (Foto: reproduçao)

Outras cidades com mesmo porte de São Luís do Piauí, como Aroeiras do Itaim, tem registro de 2 óbitos por Covid-19, São Miguel da Baixa Grande 3, Pedro Laurentino 2, e Santo Antônio dos Milagres com três mortes. Já passam de 7.100 o número de pessoas que perderam a vida para o coronavírus em 223 municípios do Piauí.

Em entrevista ao Notícias da Boa, apresentado pela jornalista Cinthia Lages, a enfermeira de Atenção Básica de São Luís do Piauí, Andresa Cursino, apresentou as estratégias do município para garantir a segurança da saúde da população.

"O município é bem pequeno, mas nossos cuidados com relação à Covid-19 se intensificaram do início até agora. Todos os ambientes da cidade exigem uso de máscara, a higienização das mãos com álcool em gel. Além disso, todo paciente que apresenta sintomatologia precisa ficar isolado para não propagar a doença", completa.

A cidade conta com apenas um médico e uma equipe de 7 técnicos em enfermagem. Mesmo assim, eles se desdobram para monitorar a saúde dos mais de 2 mil habitantes e também dos visitantes. Eventos com aglomeração são supervisionados com rigor por autoridades locais.

A tecnologia também é aliada. Segundo Cursino, uma equipe é responsável por entrar em contato pelo número de telefone e realizar visitas presenciais seguindo todos os protocolos sanitários. Dados são coletados e registrados em uma agenda para garantir o sucesso no combate à doença. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES