São Paulo e Rio de Janeiro têm alerta vermelho para chuva; litoral pode ser afetado

O Inmet também destacou o alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas

São Paulo e Rio de Janeiro têm alerta vermelho para chuva; litoral pode ser afetado | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de "grande perigo" devido a altos volumes de chuva para São Paulo e Rio de Janeiro. O órgão alertou que o volume de chuvas pode exceder os 60 milímetros por hora. Emitido na quinta-feira (25), o alerta permanece válido até hoje (26). 

O Inmet também destacou o alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas nas áreas afetadas, que incluem a Metropolitana de São Paulo, Metropolitana do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba Paulista, Sul Fluminense, Litoral Sul Paulista e Baixadas. Além disso, prevê-se ventos intensos nessas regiões, podendo atingir até 100 km/h.

O Inmet recomendou às pessoas nas áreas de tempestade que desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observem eventuais alterações nas encostas, permaneçam em local abrigado e protejam seus pertences da água com sacos plásticos. Na manhã de quinta-feira (25), a rodovia Mogi-Bertioga foi interditada devido a uma queda de barreira na altura do quilômetro 84 da estrada, que liga a capital ao litoral, provocada pelas chuvas.

São Paulo e Rio de Janeiro têm alerta vermelho para chuva; litoral pode ser afetado - Imagem: Reprodução/Inmet

Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, os maiores acumulados em 12 horas foram registrados no Guarujá, com 124mm, em Bertioga, com 115mm, e em São Sebastião e Santos, com 93mm. Com a previsão de mais chuvas, o órgão alerta para a possibilidade de riscos geológicos, especialmente em áreas vulneráveis, devido ao solo encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos e desabamentos. 

A Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro informou sobre o alto risco geológico em Paraty e destacou que o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES