São Pedro do Piauí é destaque com projeto de humanização da saúde

Secretaria foi agraciada como melhor projeto da Mostra no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2017, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro do Piauí conquistaram o 1º lugar da IV Mostra de Experiências Exitosas Municipais, realizada durante a programação do VII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí. A secretária de Saúde, Ana Lourdes, e toda equipe do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), de São Pedro do Piauí apresentaram o projeto ‘Restabelecendo a Cidadania, tirando do Cárcere e Promovendo o Convívio Social’, que acabou sendo agraciado como melhor projeto da Mostra como referência em humanização da saúde.

Em entrevista concedida ao programa Diálogo Franco, da Rádio Jornal Meio Norte (90.3 FM), nesta quarta-feira (21), a secretária comentou sobre o projeto e declarou que cerca de 30 pacientes são atendidos pelo projeto e os resultados desse trabalho foram apresentados em Brasília  durante o 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

“A gente agradece  todos os profissionais do município que são bastante empenhados e comprometidos, tem realmente muita vontade de ver a mudança e isso está acontecendo, nós já conseguimos muitos avanços. Ainda temos dificuldades, mas trabalhando com planejamento vamos conseguir superar todas dia após dia. Vamos continuar esse trabalho de humanização, de dá suporte aos profissionais, a população e as pessoas que realmente precisam desse nosso aparato”, disse a secretária.

O psicólogo Leonel Santiago, um dos responsáveis pelo projeto afirma que os profissionais da saúde do município executam o trabalho com bastante afeto e acolhimento para com todos os usuários que acaba por colaborar no tratamento dos pacientes.

“Esse  projeto iniciou em 2013 quando assumimos a coordenação do CAPS e encontramos uma triste realidade de alguns dos nossos usuários que foi a situação de cárceres em suas casas. Encontramos casos de pacientes que ficavam em cárceres químico e acabavam tomando grande quantidade de medicamento e aquilo tirava a autonomia de tirar sua vida pessoal. 

Diante desse trabalho, foi elaborado um tratamento com atividades de psicoterapia individual, em grupo, arteterapia, atividades esportivas, praticas corporais, atividades de teatro, além de fortalecimento das famílias que vem resultado em excelentes resultados de recuperação para as pessoas que sofrem com algum problema psicológico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES