São Raimundo Nonato vai ganhar centro de hemodiálise

Reunião entre Sesapi, parlamentares e pacientes alinhou detalhes para o projeto de implantação

Secretário de Saúde, Florentino Neto, conduziu reunião sobre a implantação de um centro de hemodiálise em São Raimundo Nonato | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em reunião, nesta terça-feira (04), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) discutiu junto com parlamentares do território da Serra da Capivara e pacientes renais crônicos, a implantação de um centro de hemodiálise na cidade de São Raimundo Nonato. 

Para possibilitar a instalação desse tratamento na cidade, a Sesapi precisou fazer um estudo para avaliar a qualidade da água da região, pois este elemento é de suma importância para a implantação de equipamentos de hemodiálise. 

Secretário de Saúde, Florentino Neto, conduziu reunião sobre a implantação de um centro de hemodiálise em São Raimundo Nonato

“Devido à necessidade de ter uma água de qualidade para estes pacientes, a secretaria realizou este estudo e constatou que houve melhorias neste elemento, o que nos possibilitou a realização de hemodiálise no hospital regional da cidade”, explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

A manutenção da qualidade da água usada nos tratamentos de hemodiálise é primordial para a segurança do paciente. Isso porque alguns compostos, como Alumínio e Flúor, além de toxinas geradas por bactérias (as endotoxinas), se presentes na água, podem debilitar o estado de saúde do paciente. 

Parlamentares participaram da reunião que discutiu a impantação de um centro de hemodiálise em São Raimundo Nonato ( foto: Sesapi ) 

Para a implementação do tratamento dos pacientes renais, que necessitam de terapia substitutiva, a Sesapi abriu um procedimento para que as empresas interessadas possam se habilitar. 

“Aquela empresa que obtiver todas as condições para a prestação do serviço, será credenciada e habilitada pela secretária. Nosso intuito é que esse processo seja finalizado o mais breve possível”, destaca o gestor. 

Após os estudos sobre a qualidade da água, a Secretaria de Estado da Saúde conseguiu implantar o serviço de hemodiálise para os pacientes, que estão internados na unidade de terapia intensiva do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, que atende a toda população do território.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES