Sarney é o quarto parlamentar de maior influência no Congresso

Sarney é o 4º parlamentar mais influente no Congresso Nacional

Sarney é o quarto parlamentar de maior influência no Congresso | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Jos? Sarney (PMDB), sem estar exercendo cargos na estrutura do Congresso ou nas lideran?as dos partidos este ano, ficou em quarto lugar na lista dos "Cabe?as" do Congresso. Foi o que constatou a pesquisa que o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) acaba de concluir e que identifica os 10 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo opini?o dos pr?prios deputados e senadores.

Todos os anos, ap?s divulgar a lista dos 100 "Cabe?as", o Diap faz a pesquisa para a escolha dos 10 parlamentares que integram a elite do Legislativo. Segundo a publica??o da entidade sindical, Sarney foi um dos poucos que foram escolhidos como um dos "dez mais" do Congresso Nacional em sete oportunidades, nos anos de 1996, 1997, 2003, 2004, 2005, 2006 e, agora, em 2007. Por outro lado, ele foi inclu?do no grupo "dos 100 melhores" do Congresso em todas as suas edi?es, proeza alcan?ada apenas por outros dois senadores: Pedro Simon (PMDB-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP), ambos representantes de estados poderosos.

Os "Cabe?as" do Congresso Nacional s?o, na defini??o do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exerc?cio de "qualidades como a capacidade de conduzir debates, negocia?es, vota?es, articula?es e formula?es, seja pelo saber, senso de oportunidade, efici?ncia na leitura da realidade, e, principalmente, facilidade para conceber id?ias, constituir posi?es, elaborar propostas e projet?-las para o centro do debate, liderando sua repercuss?o e tomada de decis?o". Enfim, segundo os crit?rios do Diap, ? o parlamentar que ? capaz de criar "seu papel e o contexto para desempenh?-lo, com capacidades posicionais (cargos institucionais), reputacionais (?tica, moral) e decisionais (lideran?a)".

Segundo Ant?nio Augusto de Queiroz, diretor de Documenta??o do Diap e respons?vel pela pesquisa, o "resultado fornece algumas pistas importantes sobre crit?rios para a escolha dos deputados e senadores mais influentes". A primeira ? que o aspecto institucional tem peso decisivo, tanto que somente dois dos eleitos n?o exercem cargos na estrutura da Casa ou nas lideran?as dos partidos".

Sarney e Ciro Gomes est?o entre os "dez mais", mesmo n?o exercendo atualmente cargos na estrutura do Congresso ou nas lideran?as dos partidos. Segundo Ant?nio Augusto, s?o lideran?as que se destacam n?o pelo cargo de comando que ocupam no parlamento mas pela pr?pria personalidade e capacidade pol?tica pessoal. Outra observa??o do organizador da pesquisa ? que, regionalmente, o Nordeste teve a melhor performance, com a elei??o de quatro dos 10 melhores. As regi?es Norte, Sul e Sudeste elegeram dois cada, sendo que o Rio Grande do Sul e S?o Paulo concentraram os eleitos das regi?es a que pertencem.

Import?ncia

Segundo especialistas, ? muito importante para estados pequenos e jovens, como o Amap?, o Acre ou Roraima, por exemplo, com apenas oito deputados - e n?o t?o grande tradi??o pol?tica -, que seus representantes se destaquem mais do que ? exigido dos parlamentares dos estados mais poderosos. Precisam, tamb?m, de uma maior coes?o dos membros de suas bancadas para poderem compensar o poder econ?mico e o peso pol?tico de estados poderosos como Minas, S?o Paulo ou Paran?. O fato do senador Sarney ser um dos 10 parlamentares mais influentes do Congresso e de ter grande prest?gio junto ao governo Lula vem ajudando muito a bancada do Amap?.

Ano passado, a sua atua??o foi destaque no tradicional O Estado de S?o Paulo. Com base nos relat?rios da Comiss?o Mista de Or?amento do Congresso, o jornal fez um levantamento dos parlamentares que mais conseguem recursos para seus estados. Sarney aparece como o que teve mais sucesso nos seus pleitos.

Na publica??o do Diap, Sarney ? assim descrito: advogado, professor universit?rio, escritor, jornalista e empres?rio. Tem 51 anos, n?o s? de vida p?blica mas tamb?m de mandatos eletivos ininterruptos. J? passou pelos principais cargos que um homem



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES