Saúde: Brasil tem alta da Covid-19 e onda deve durar até 6 semanas

Taxa de testes positivos para doença dobrou tanto no relatório da Abramed quanto no do Instituto Todos pela Saúde (ITpS)

Saúde: Brasil tem alta da Covid-19 e onda deve durar até 6 semanas | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de resultados positivos nos testes para Covid-19 registrou um aumento no Brasil durante as primeiras semanas de agosto, de acordo com dois relatórios distintos divulgados na quarta-feira (30). Essa elevação em ambas as análises equivale a um acréscimo de 7 pontos percentuais, indicando que o número de indivíduos com resultados positivos para o vírus Sars-Cov-2 dobrou em relação aos períodos anteriores. 

O aumento ocorre diante de um cenário distinto do já verificado em momentos anteriores da pandemia: Variante: OMS monitora o aumento da circulação da Éris, uma subvariante da Ômicron, que é um dos fatores apontados por especialistas para o aumento dos casos; Gravidade: Apesar de mais transmissível, a Éris não está associada a casos mais graves ou mortes; para a OMS, ela é uma "variante de interesse", grau inferior ao das "variantes de preocupação"; Vacinação: Brasil enfrenta a sazonalidade dos casos com maioria da população já tendo tomado as doses básicas da vacina, mas o reforço da vacina bivalente só foi aplicado em 15% do público-alvo; Grupos vulneráveis: pessoas imunossuprimidas (com baixa imunidade, seja por doenças ou por transplante) devem redobrar o cuidado com aglomerações e sempre manter o uso de máscaras e Duração da onda: na avaliação de Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, a atual onda da Covid deve durar entre 4 a 6 semanas.

O aumento das ocorrências foi comunicado por duas instituições. Um dos estudos foi conduzido pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), que atua como representante de laboratórios e clínicas privadas: De um índice de 6,3% (no período de 29 de julho a 4 de agosto), a taxa subiu para 13,8% (durante os dias 12 a 18 de agosto).

"Possivelmente, sim, existe relação com a nova variante que demonstrou ser muito transmissível, embora, ela não traga quadros muito graves das pessoas que são infectadas", afirma Wilson Shcolnik · Presidente do Conselho de Administração (Abramed).

Outra fonte que reportou esse aumento é o Instituto Todos pela Saúde (ITpS), responsável pela análise dos dados provenientes dos laboratórios Dasa, DB Molecular, Fleury, Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Hilab, HLAGyn e Sabin. Os números cresceram de 7% para 15,3% comparando as semanas finalizadas em 22 de julho e 19 de agosto. De acordo com o ITpS, as taxas mais elevadas são registradas nas faixas etárias de 49 a 59 anos (21,4%) e acima de 80 anos (20,9%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES