Saúde divulga boletim epidemiológico da Aids

Saúde divulga boletim epidemiológico da Aids

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Sa?de publicou, ap?s quase 10 anos, o segundo boletim epidemiol?gico de Aids e transmiss?o vertical do HIV e S?filis no Piau?, que divulga as informa?es contidas no Sistema de Informa?es de Agravos de Notifica?es (SINAN) e apresenta a an?lise das informa?es sobre os casos de Aids, Gestantes HIV positivas e Crian?as Expostas e S?filis Cong?nitas notificadas e residentes no Piau?, as formas de transmiss?o.

O boletim epidemiol?gico mostra uma evolu??o hist?rica da Aids no Estado, contando o primeiro caso diagnosticado em 1986 e dois anos ap?s, 1998, ocorreram os dois primeiros casos de Aids no sexo feminino. No per?odo de 1986 a novembro de 2006 foram notificados 2.652 casos de Aids em maiores de 13 anos.

Conforme dados apresentados no boletim, a partir de 1994, os coeficientes de incid?ncia da Aids demonstram uma tend?ncia de crescimento variando de 2,3 por 100 mil habitantes e at? 6,5 por 100 mil habitantes em 2005. Entre o per?odo de 2000 a 2003, foi constatada uma tend?ncia de estabiliza??o, mantendo o ?ndice de 5,5 por grupo de 100 mil habitantes e aumentando para 6,4 em 2005.

A pesquisa indica que at? novembro de 2006, havia no Piau? 1.931 pessoas do sexo masculino infectadas e deste total 1.251 - que representa 64,7% - s?o residentes no Piau?. O sexo feminino representa 27,2% do total de casos, somando 25,9% residentes no Piau?.

Um dado chama a aten??o no boletim epidemiol?gico, que ? o crescimento significativo do n?mero de mulheres, crescendo de 2 (0,5%) em 1988 para 56 (13,1%) casos em 2005. Uma das conseq??ncias ? a transmiss?o vertical do HIV, de m?e para filho, que ? resultado desse elevado n?mero de mulheres infectadas.

Tratamento hospitalar

No Piau?, o Hospital de Refer?ncia para Doen?as Infectocontagiosas, o Instituto de Doen?as Tropicais Natan Portela, atende pacientes de Estados vizinhos, sendo que o Maranh?o contribui com 32,8% das notifica?es do Piau? e o Estado com maior percentual de pessoas que se deslocam para tratamento em Teresina, seguidos pelo Par? (2,4%) e Tocantins (0,3%).

Conhecido como centro de refer?ncia no tratamento da Aids, o Hospital de Doen?as Tropicais Natan Portela, al?m do atendimento m?dico mensal, realiza a distribui??o de medicamentos, exames, atendimento e acompanhamento nutricionais.

Segundo a assistente social Iracema Ricarte, que coordena o Servi?o de Atendimento Especializado (SAE), todo o paciente passa pelo setor e ? encaminhado ao acompanhamento m?dico.

Existe ainda no hospital o Grupo Ades?o, formado por psic?logos, psiquiatra, assistente social e pacientes soropositivos. ? uma equipe multidisciplinar que faz servi?o de apoio e orienta??o psicol?gica aos pacientes. ?Esse grupo se re?ne todas as quartas-feiras, a partir das 17 horas, para prestar apoio aos portadores do v?rus HIV?, informa.

Aids atinge em maior n?mero pessoas na faixa de 20 a 39 anos

O boletim epidemiol?gico traz dados completos sobre a incid?ncia de Aids no Estado e revela que entre os 2.652 casos notificados, 69,3% s?o de pacientes na faixa et?ria de 20 a 39 anos. No sexo feminino, essa ? a faixa mais acometida (72,5%) e uma das raz?es ? o fato de ser o per?odo de maior atividade sexual tanto para o homem quanto para a mulher.

Apesar de estar concentrada na faixa dos 20-39, a Aids atinge adolescentes de 10 a 19 anos e foram registrados 63 casos. J? entre a popula??o com mais de 60 anos, ocorreram 46 casos.

O boletim traz informa?es sobre os casos de transmiss?o e identifica a transmiss?o sexual como o principal meio de infec??o pelo HIV. Nessa categoria, os heterossexuais representam 48% dessas notifica?es; os bissexuais, 21%; e homens que fazem sexo s? com homens (HSH) respondem por 15% dos 1.658 casos. Conforme dados do boletim, h? um percentual elevado de casos com categoria de exposi??o ignorada, de 13%.

Aids nos munic?pios

Do total de 223 munic?pios piauienses, em 120 h? pelo menos um caso de Aids. As cidades que ainda n?o t?m casos no



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES