Saúde implanta Centro de Referência de microcefalia em maternidade

O local vai servir de orientação e condução de casos detectados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde atenta à necessidade de acompanhamento intensivo dos bebês notificados com microcefalia disponibiliza o Centro de Referência Estadual de Microcefalia que funciona no Instituto de Perinatologia Social do Piauí da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). 

O centro está capacitado para realização de consulta e avaliação com pediatra, neuropediatra, neurocirurgião, neonatologista, oftalmologistas, fisioterapeuta e obstetra. Assim como os exames complementares, como triagem auditiva e de fundo de olho, e a tomografia computadorizada é realizada no Centro Integrado de Reabilitação(CEIR).

Outro papel do Centro de Referência é servir de orientação e condução dos casos que forem detectados a microcefalia intrauterina. “Pensamos também na situação da mãe que tem seu bebê diagnosticado com microcefalia. Assim, fortalecemos a atenção à mãe, garantindo o apoio integral nesse momento tão delicado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Francisco costa.

Para a continuidade do tratamento das crianças com microcefalia, o secretário anunciou o fortalecimento dos pontos de atenção à pessoa com deficiência “para que a gente possa disponibilizar a estimulação precoce, garantindo todo o suporte para a mãe e o bebê”.

O Centro servirá de referência para todo esse apoio diagnóstico e conduta do fluxo de diagnóstico e tratamento. Para ter acesso aos serviços prestados pelo Centro, a mãe precisa do encaminhamento médico.

 “A mobilização de Governo está sendo feita, mas precisamos da parceria valiosa da população nesse momento para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor que transmite os vírus da Dengue, Chikungunya e Zika”, disse Francisco Costa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES