Saúde implantará atendimento especializado à população LGBT

O serviço é uma conquista do movimento social

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Proporcionar avanços no atendimento da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais é a finalidade do secretário Florentino Neto, que recebeu na quarta (28) representantes das comunidade para discutir sobre a implantação do ambulatório para atendimento especializado à população LGBT. O serviço é uma conquista do movimento social por meio da Secretaria de Saúde e reafirmado hoje, 28 de junho, nesta data tão representativa ao movimento, quando é comemorado o dia internacional do orgulho LGBT.

“Estou à disposição para andarmos de mãos dadas por esta causa. Vamos também nos preocupar na capacitação dos profissionais que irão atuar nesse ambulatório e os caminhos técnicos mais adequados para melhor atendê-los”, afirmou e secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que também ressaltou a importância das reivindicações dos movimentos sociais para as conquistas democráticas.

A implantação do atendimento especializado considera a existência de dados que revelam a desigualdade de acesso aos serviços de saúde, garantindo políticas públicas que atendem às necessidades específicas dessa população, promovendo a equidade.

O Governo já vem desenvolvendo estratégias que garantissem a efetivação da implantação deste novo serviço. Ano passado a Secretaria de Saúde realizou uma consulta pública para que a sociedade piauiense e segmentos organizados da população pudessem opinar sobre o projeto de implantação do atendimento especializado da população LGBT.

O ambulatório, cujo objetivo é cuidar da saúde integral da população LGBT, será formado por equipe multiprofissional, com endocrinologistas, psicólogos, psiquiatras, ginecologista, urologista e assistente social.  O serviço especializado funcionará por meio de uma parceria Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Assistência Social, com o Centro de Referência LGBT, sendo um segmento que dispõe de assistência à pessoas desta comunidade. As consultas seriam agendadas neste mesmo espaço, facilitando o acesso ao serviço.

“Ficamos muito felizes em fortalecer o vínculo com a Secretaria de Saúde para melhor atender a nossa comunidade LGBT. Isso mostra que o Governo do Estado está sensibilizado com a causa e chamando para mesa de reunião para discutirmos a melhor forma para implantarmos juntos esse novo serviço”, comenta Maria Laura, coordenadora da comissão de equidade do Conselho Estadual de Saúde e transexual militante do movimento, ela também elogia o secretário Florentino Neto pela recepção numa data tão significativa para a comunidade LGBT.  

O Piauí se tornará referência nacional neste tipo de assistência, em poucos Estados há essa política pública implantada. “A partir do momento que temos a sensibilidade dos nossos gestores públicos, do governador Wellington Dias e do secretário Florentino Neto, podemos chegar muito longe em relação a garantir a equidade para a população LGBT piauiense. Para que o Governo do Estado possa deixar como legado essa política pública, que irá transformar a vida de diversas pessoas” comenta Gilvano Quadros, coordenador de equidade da Saúde.

A previsão é que ainda este ano o ambulatório esteja em funcionamento. Também serão discutidas estratégias para que esta comunidade tenha conhecimento sobre o novo serviço e dos procedimentos para ter acesso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES