Saúde: inicia mobilização de prevenção ao câncer de boca em Timon

“O foco é a prevenção” diz a Dra. Luiza Firmino, mestranda em Estomatologia e aperfeiçoamento em cirurgia oral menor.

Palestras de prevenção ao câncer de boca iniciam nesta terça feira (16). | Divulgação Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta terça-feira (16), à mobilização de conscientização e prevenção ao câncer de boca. As ações fazem parte da campanha Maio Vermelho, que alerta sobre a doença.

As palestras iniciam nesta terça-feira (16)./Divulgação AscomA palestra com a Dra. Luzia Firmino, mestranda em Estomatologia e aperfeiçoamento em cirurgia oral menor, abordou o tema “Câncer de Boca, a Prevenção Está no Cuidado”.Segundo ela, o câncer de boca é o quinto tipo mais comum no Brasil e, infelizmente, tem alta taxa de mortalidade devido ao diagnóstico tardio. 

“A palestra é focada no diagnóstico precoce, ensinar ao cirurgião dentista como abordar o diagnóstico precoce tanto no paciente como para agentes de saúde, equipe da estratégia de saúde da família. O foco é a prevenção, que é função primordial da atenção básica, focar nas campanhas, rastreamento, autoexame para melhorar a sobrevida do paciente. O câncer de boca tem cura se diagnosticado precocemente”, explica a Dra Luzia Firmino.

As atividades fazem parte da Campanha Maio Vermelho./Divulgação Ascom

A doença 

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de boca é um tumor maligno, que afeta os lábios e o interior da cavidade oral, gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. Os sinais de alerta são feridas que não cicatrizam em 15 dias, nódulos que não desaparecem, sangramento frequente, manchas, placas vermelhas ou esbranquiçadas na boca.

O coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Ézio José,  diz que a palestra realizada nesta terça-feira, é a primeira de uma série de mobilizações feitas nas Unidades Básicas de Saúde do município. Além disso, ele ressalta que a rede municipal de Saúde conta com 57 equipes de Saúde Bucal e um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

“O paciente deve buscar atendimento inicial nas Unidades Básicas de Saúde e se for necessário, de lá é encaminhado para o CEO. Também temos o plantão do CEO, onde atendemos urgências de segunda a sexta, das 18h às 21h e aos sábados e domingos, das 8h às 11h”, informa o coordenador.

Secretário municipal de Saúde, destacou o empenho dos profissionais./ Divulgação Ascom

Investimentos na saúde 

Márcio Sá, secretário municipal de Saúde, destacou o empenho dos profissionais da Saúde Bucal e os investimentos feitos para a área. Conforme ele o município fez a aquisição de 11 compressores de ar para melhorar o atendimento nos consultórios.

“A prefeita Dinair Veloso tem investido na saúde bucal. Além dos investimentos em equipamentos, também temos um programa Viva o Sorriso, que devolve a autoestima de timonenses que necessitam de próteses dentárias. Só na gestão da prefeita, realizamos a entrega de quase 900 próteses, tanto na zona Urbana, como na Rural”, pontuou o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES