Saúde na Escola chegará a 80 municípios no Piauí

O programa foi lançado, na noite de quinta-feira (4), em Pernambuco, pelo presidente Lula

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos os 647 munic?pios selecionados para participar do Sa?de na Escola t?m 30 dias, a partir do dia 5 de setembro, para aderir ao programa, de acordo com a Portaria n? 1.861, do Minist?rio da Sa?de, divulgada no Di?rio Oficial da Uni?o.

O programa foi lan?ado, na noite de quinta-feira (4), em Pernambuco, pelo presidente Luiz In?cio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Sa?de, Jos? Gomes Tempor?o. Prevenir e promover sa?de, por meio de avalia?es do estado nutricional, incid?ncia precoce de hipertens?o e diabetes, controle de c?rie, acuidade visual e auditiva e tamb?m psicol?gica do aluno s?o os objetivos do programa, que beneficiar?, at? 2011, 26 milh?es de estudantes de 1.242 munic?pios com baixo ?ndice de Desenvolvimento da Educa??o B?sica (Ideb).

No Piau?, o Sa?de na Escola ser? desenvolvido em 80 munic?pios com Ideb menor ou igual a 2,69 e cobertura de 100% do Sa?de da Fam?lia. Em Teresina, capital do Estado, h? previs?o de repasse de incentivo para 61 equipes do Sa?de da Fam?lia a fim de atender as escolas que tamb?m registram baixo Ideb e s?o participantes do Programa Mais Educa??o. At? o fim deste ano, em todo o pa?s, o Sa?de na Escola beneficiar? 2 milh?es de estudantes dos 647 munic?pios selecionados, o que representar? investimento de R$ 34,5 milh?es. Para atingir a meta global - 26 milh?es de jovens - o Governo Federal aplicar? R$ 844 milh?es nos pr?ximos tr?s anos.

O Sa?de na Escola representa um casamento das necessidades de melhorar o desempenho escolar e a sa?de dos estudantes. O gerente de projetos e assessor do Departamento de Aten??o B?sica do Minist?rio da Sa?de, Ant?nio Dercy Silveira Filho, ressalva, por?m, que n?o ? poss?vel atribuir s? aos aspectos da sa?de um salto na qualidade do aprendizado. Segundo ele, o rendimento escolar depende tamb?m de outros fatores e do aluno.

O Programa Sa?de na Escola est? estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avalia??o das condi?es de sa?de, envolvendo estado nutricional, incid?ncia precoce de hipertens?o e diabetes, sa?de bucal (controle de c?rie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avalia??o psicol?gica do estudante. O segundo trata da promo??o da sa?de e preven??o, que trabalhar? as dimens?es da constru??o de uma cultura de paz e combate ?s diferentes express?es de viol?ncia, consumo de ?lcool, tabaco e outras drogas. Tamb?m neste bloco haver? abordagem ? educa??o sexual e reprodutiva, al?m de est?mulo ? atividade f?sica e pr?ticas corporais.

O terceiro bloco do programa ? voltado ? educa??o permanente e capacita??o de profissionais e de jovens. Essa etapa ser? oferecida pela Universidade Aberta do Brasil, do Minist?rio da Educa??o, em interface com os N?cleos de Telessa?de, do Minist?rio da Sa?de, e observar? os temas da sa?de e constitui??o das equipes de sa?de que atuar?o nos territ?rios do PSE.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES