Saúde: vacina contra HPV passa a ser dose única no Brasil

A ministra Nísia Trindade incentivou os estados e municípios a realizarem uma busca ativa dos jovens de até 19 anos que ainda não foram vacinados

Saúde: vacina contra HPV passa a ser dose única no Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que a vacina contra o HPV, associado a mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero, será administrada em dose única. O anúncio foi feito através de uma nota técnica da pasta.

IMUNIZAÇÃO: A vacina é destinada a crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Imunossuprimidos e vítimas de violência sexual, que já têm acesso à vacinação na rede pública, continuarão seguindo o esquema anterior de duas ou três doses.

A ministra incentivou os estados e municípios a realizarem uma busca ativa dos jovens de até 19 anos que ainda não foram vacinados, visando atualizar a cobertura vacinal.

A nota técnica do ministério também ampliou os grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações (PNI), disponibilizando também a portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR), de qualquer idade.

QUEM PODE RECEBER GRATUITAMENTE PELO SUS: Meninas e meninos de 9 a 14 anos; pessoas de 9 a 45 anos em condições clínicas especiais, como aquelas que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos (imunossuprimidos) e Vítimas de abuso sexual

A recomendação de dose única segue uma diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2022, que aponta que uma dose já oferece proteção significativa contra o HPV, aumentando a cobertura vacinal e protegendo um maior número de jovens.

O HPV é responsável por 99% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil. A vacinação contra o HPV também protege contra outros tipos de câncer, como o de pênis, ânus, orofaringe, vagina e vulva, e ajuda a interromper a cadeia de transmissão ao vacinar o público masculino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES