SDR debate melhoria da energia elétrica para produtores rurais

Os produtores das cinco câmaras e o presidente da Eletrobras

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), realizou nesta quarta-feira (16), no auditório da secretaria, a primeira reunião conjunta entre os representantes das cinco câmaras setoriais (leite e derivados, avicultura, cajucultura, fruticultura e piscicultura) e representantes de associações, produtores, Embrapa, Codevasf e Eletrobras. O tema em discussão foi a qualidade no fornecimento da energia, altos custos e manutenção dos serviços prestados pela empresa, que podem comprometer as atividades aos produtivas do estado.

O presidente da Eletrobras no Piauí, Antônio Pereira; os superintendentes do Agronegócio, Filemon Nogueira; da Agricultura Familiar, Adalberto Pereira e a diretora de Articulação Comunitária e presidente da Câmaras, Liz Medeiros, participaram do encontro que, inicialmente, ouviu questões levantadas pelos produtores dificuldades e necessidades emergenciais relacionadas à assistência elétrica.

O representante da Câmara Setorial do Leite, Antônio Carneiro disse que o debate sobre a assistência energética foi muito promissor: “Nós trabalhamos no setor privado com material perecível e precisamos muito de energia de qualidade. Solicitamos que a empresa dê prioridade às nossas reivindicações para que possamos melhorar a nossa produção”, justificou.

O articulador das câmaras setoriais do Governo, Segio Vilela, afirmou que a situação para produtores tanto do pequeno ,como do médio e grande porte no que se refere aos problemas relacionados à assistência da energia elétrica é crítica: “ por isso as câmaras foram criadas, elas têm o papel de criar um ambiente de negociação e buscar soluções, tentar baixar custo e melhorar a qualidade e a produtividade em cada setor” concluiu

O presidente da Eletrobras, Antônio Pereira destacou entre as propostas apresentadas e que já poderão ser viabilizadas se referem a criação de um canal direto com os representantes das câmaras. “A prioridade será para as reclamações e também para dar as orientações necessárias, envolvendo os incentivos que a lei federal proporciona, como o desconto em até70% nas contas para o horário de 21h às 3 da manhã”, declarou. Ele também citou como proposta um encontro como governado Wellington Dias para estudar a possibilidade da implantação do Programa Luz Produtivo para o Piauí.

A coordenadora da reunião, Liz Medeiros, também destacou que, como resultado do debate, a Eletrobras saiu da reunião com o compromisso de definir outro canal para atender com mais rapidez e segurança às demandas deste setor. “Todos saímos daqui mais animados com a proposta e o compromisso de atendimento individualizado, já que a falta de energia - seja por problemas na rede, transformadores ou por falta de manutenção - demora muito a ser solucionada”, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES