Se Liga atenderá cerca de 1.600 alunos este ano

Se Liga atenderá cerca de 1.600 alunos este ano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Educa??o e Cultura ? SEMEC desenvolve desde 2001 o programa Se Liga, com a proposta de corrigir o fluxo escolar no Ensino Fundamental do 2? ao 5? ano, considerando a quest?o da distor??o idade-s?rie. Para este ano, a SEMEC prev? um investimento de R$ 549.233,85 para aquisi??o de material e implementa??o de pessoal, como forma??o continuada de professores e supervisores do programa.

O Se Liga trabalha na perspectiva de alfabetizar alunos com distor??o idade-s?rie e corrigir o fluxo escolar, instrumentalizando o aluno para a aquisi??o de habilidades e compet?ncias no sentido do desenvolvimento do processo de leitura, escrita e compreens?o, a partir de uma aprendizagem significativa. Em 2007, foram atendidos 1.378 alunos em 67 turmas de 51 escolas. Este ano, o atendimento ser? ampliado, com previs?o de 1.600 alunos; a meta ? atingir um ?ndice de 95 % de alfabetiza??o.

Segundo Jane Maria Corn?lio, coordenadora do Se Liga, o programa busca substituir a cultura e pr?tica pedag?gica da repet?ncia. ?O Se Liga tem uma proposta voltada para a garantia da alfabetiza??o dos alunos, atrav?s de uma metodologia adequada ao seu perfil, considerando a idade e as habilidades n?o desenvolvidas, detectadas por meio de um teste diagn?stico aplicado no in?cio do per?odo letivo. Nossa maior conquista ? alfabetizar esses alunos e encaminh?-los para turmas do ensino regular ao final do per?odo letivo, conforme compet?ncias e habilidades alcan?adas?, esclarece a coordenadora.

A operacionaliza??o do programa de alfabetiza??o acontece conforme as especificidades referentes ao m?todo Dom Bosco de Alfabetiza??o Base, sob a orienta??o do Instituto Ayrton Senna.

O monitoramento ? feito por uma consultoria t?cnica, an?lise mensal de dados e retorno aos professores e supervisores, visitas mensais ?s turmas pela coordena??o do projeto, visitas semanais da supervis?o e an?lise dos resultados dos indicadores de sucesso.

?Realizamos encontros quinzenais com os supervisores do programa, respons?veis pelo acompanhamento da rotina pedag?gica, com o intuito de garantir uma maior efic?cia no desempenho do professor em sala de aula, e consequentemente, uma maior aprendizagem dos alunos. Com as a?es do Se Liga esse ano, vamos reduzir ainda mais o ?ndice de distor??o idade-s?rie nas escolas municipais, elevando a auto-estima dos alunos e criando uma maior perspectiva de crescimento pessoal?, conclui a coordenadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES