Sead conclui ciclo de palestras preparatórias

Sead conclui ciclo de palestras preparatórias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi conclu?do nessa quarta-feira, 10, o ciclo de palestras do Programa de Prepara??o para a Aposentadoria no Servi?o P?blico (PPASP), desenvolvido pela Secretaria da Administra??o (Sead), por meio do Servi?o de Psicologia e da Unidade de Gest?o de Pessoas (UGP). Todas as palestras tiveram como objetivo esclarecer d?vidas sobre direitos e deveres das pessoas que est?o em fase de aposentadoria ou que j? se aposentaram.

As palestras e oficinas que foram oferecidas no programa de aposentadoria duraram nove dias, com uma ampla rotina de informa?es e esclarecimentos para que as pessoas que est?o na terceira idade possam entender problemas concernentes ? idade e manter sempre uma vida ativa, praticando atividades para n?o enfrentarem essa fase da vida com ociosidade.

Para concluir as palestras, o administrador Marcelo Rodrigues abordou o tema Como iniciar um novo neg?cio e economia dom?stica, explicando como fazer um neg?cio na terceira idade, como se manter em atividade. "Economia dom?stica ? fazer economia do que voc? vai produzir, do que voc? tem no dia-a-dia, j? que voc? n?o pode gastar mais do que voc? tem, pois ? importante gastar o necess?rio e o suficiente para se manter", disse.

As palestras abordadas tiveram v?rios enfoques para atingir todas as vertentes dos participantes do PPASP. Foram palestras na ?rea do direito, com o tema Direito dos Aposentados e como prevenir e denunciar maus-tratos; na ?rea da Nutri??o, com o tema Import?ncia de uma Alimenta??o Saud?vel; al?m de muitas oficinas de atividades f?sicas, massagens e alongamentos. "Essa primeira etapa do programa foi cumprida, atingimos nosso objetivo que foi informar e sensibilizar", afirma a coordenadora do Servi?o de Psicologia, Patr?cia Moreira.

A segunda etapa do PPASP ser? focalizada em visitas domiciliares, onde a equipe de psicologia ir? visitar todos os participantes e acompanh?-los para saber se as palestras e oficinas surgiram resultados. Essas visitas ter?o in?cio ainda neste m?s de outubro e seguir?o por todo o ano de 2007. "Com essas visitas, iremos fazer tanto um acolhimento como saber o que ainda ? necess?rio para essa prepara??o, com um acompanhamento para verificar desde a sa?de f?sica emocional como tamb?m todo o suporte que foi dado nas palestras, desde os direitos e deveres, como gera??o de renda", explica Patr?cia Moreira.

Manoel Ferreira, um dos participantes, que esteve presente em todos os dias das palestras, avalia os resultados e afirma que participar de atividades como as do Programa de Aposentadoria ? muito bom e interessante para sua vida, principalmente porque ele est? sempre procurando entender assuntos novos para aplicar na vida. "Eu gostei muito de participar do ciclo de palestras porque gosto muito de aprender coisas novas, sou uma pessoa de idade com um cora??o bem jovem, gosto muito de adquirir conhecimento", declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES