Sec.de Saúde simplifica licença sanitária para microempresas

Portaria beneficia os empreendimentos no Estado

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os empreendimentos dos tipos familiar rural, econômico solidário e o microempreendedor individual a partir de agora terão a licença sanitária simplificada. De acordo com a portaria 1313/2015, publicada no dia 2 de julho pelo secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, esses tipos de empreendimentos poderão abrir suas empresas com licença prévia, sem vistoria. Esse é um dos temas a ser debatido durante o III Encontro Piauiense de Vigilância em Saúde e a III Jornada Piauiense em Saúde do Trabalhador, a ser realizado nesta segunda (6) e terça-feira (7), em Teresina, com a presença do governador Wellington Dias.

Com a simplificação, o estabelecimento terá a licença por até um ano, sem a necessidade de inspeção inicial, e com o termo “Licença sanitária emitida de forma simplificada” explicitado. No entanto, é obrigatória a apresentação de documentos e ainda a assinatura do termo de responsabilidade de auto-inserção, que é a análise da empresa, desde os equipamentos, pessoal e até o descritivo do processo de trabalho.

A diretora de Vigilância Sanitária (Divisa), Tatiana Chaves, alerta que, mesmo com a licença prévia, a Vigilância pode, a qualquer tempo, realizar a vistoria nos estabelecimentos. “Os empreendimentos que serão beneficiados são aqueles classificados como de baixo risco, mas que serão monitorados, podendo ser vistoriado a qualquer tempo. A medida visa contribuir para a inclusão produtiva com vigilância sanitária, um dos desafios da saúde pública”, comenta.

Segundo a diretora, o próximo passo é instituir o selo de qualidade para esses empreendimentos, como a experiência exitosa do município de Maracaju/MT. “Vamos certificar a qualidade do que se é produzido pelos empreendedores da agricultura familiar, economia solidária e microempreendedor individual, por meio de análise feito ao Laboratório Central (Lacen)”, acrescenta.

Além da inclusão produtiva com vigilância sanitária, o III Encontro Piauiense de Vigilância em Saúde e a III Jornada Piauiense em Saúde do Trabalhador abordarão temas como a Saúde do Trabalhador e a Segurança do Paciente, seguindo as normas da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004. O objetivo da aliança é adotar medidas de melhoria no atendimento ao paciente e aumentar a qualidade dos serviços de saúde.

O evento será aberto amanhã, 6, às 8h, no Diferencial Buffet. A expectativa é que mais de 300 profissionais de saúde do Estado e ainda da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) participem das atividades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES