Seca: Cresce número de cidades em situação de emergência no Piauí

No combate à seca, uma série de medidas estão sendo tomadas a fim de amenizar a situação de várias famílias piauienses.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de cidades em situação de emergência não para de aumentar no Estado. Até o momento, 178 municípios decretaram situação de emergência e apenas 124 foram reconhecidos pela Secretaria Nacional da Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração Nacional. No combate à seca, uma série de medidas estão sendo tomadas a fim de amenizar a situação de várias famílias piauienses.

Toda semana três equipes da Defesa Civil segue em direção aos municípios. "A todo instante os municípios enviam as necessidades de carros-pipa. Depois disso feito, a Defesa Civil vai até o município, verifica in loco a necessidade dele e de lá mesmo faz a contratação de carros que possam garantir o abastecimento das famílias, pois a ordem do Governador do Estado é que ninguém fique sem água", explica o diretor da Defesa Civil da Secretaria Estadual da Defesa Civil, Jerry Herbert.

Mesmo com essa ação, a situação da seca vem piorando. Como nem todos os municípios estão sendo atendidos pela Defesa Civil, a falta de água, o número de animais que vem morrendo de fome, e a falta de renda vem fazendo com que muitos agricultores têm deixado suas propriedades para trás e estão seguindo em busca da sobrevivência.

"As pessoas já perderam tudo, não estão produzindo e só pensam em buscar outro meio de sobrevivência. Para poderem se manter, os principais destinos das famílias do sertão do Estado, são na maioria dos casos, as cidades de São Paulo e Mato Grosso.

Elas geralmente procuram um trabalho na agricultura ou na construção civil", conta Evandro Luz, presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado.

Algumas famílias começaram a receber o dinheiro da primeira parcela do Bolsa Estiagem, que corresponde a R$ 80 do total de R$ 400, só que o número de beneficiários ainda é pequeno.

"As ações de socorro contra a seca estão lentas e não conseguem alcançar todas as cidades que precisam", revela o presidente ressaltando que os municípios de Pio IX, Fronteira, Paulistana, Caridade e Jaicós são uns dos mais atingidos pela seca que assola o Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES