Seca está matando animais silvestres na Serra da Capivara

No município, uma das maiores preocupações está relacionada à perda da fauna e da flora existentes na área do Parque Nacional da Serra da Capivara.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A situação das cidades que sofrem com a seca no Piauí vem se agravando e o número de municípios em situação de emergência vem aumentando. Na semana passada, 184 municípios do Piauí decretaram estado de emergência e 127 já foram reconhecidos pelo Ministério da Integração. Dentre as cidades mais prejudicadas com estiagem, aparece São Raimundo Nonato. No município, uma das maiores preocupações está relacionada à perda da fauna e da flora existentes na área do Parque Nacional da Serra da Capivara.

?A seca está inserida de forma brutal em várias cidades do Piauí, mas a população de São Raimundo Nonato é uma das mais afetadas. Está faltando água para o consumo humano e animal e a agricultura está comprometida. Além disso, existe a preocupação do município com a vegetação e os animais que vivem no parque?, disse o prefeito do município, José Herculano Negreiros.

O prefeito coloca que embora exista um poço perfurado na área do parque, que oferece 40 mil litros de água por hora, há a possibilidade de que alguns animais apareçam sem vida.

?O parque é muito extenso e vasto e evidentemente a adubação não cobre toda essa área. Por conta disso, é possível que alguns casos de animais mortos sejam diagnosticados, falo isso sem nenhum conhecimento técnico?, frisa o prefeito.

De acordo com o chefe o Parque Nacional Serra da Capivara, o analista ambiental Fernando Tizianel, a seca está afetando completamente a flora, quanto a fauna local. ?No caso da flora, a vegetação ficou mais seca antes que os outros anos, com queda antecipada das folhas, o que aumenta o risco de incêndios florestais. Quanto à fauna, com falta de água e alimento para os animais, estes necessitam se deslocar por maiores distâncias para saciar a sede, além de se concentrarem nos poucos focos d?água existentes, ficando mais vulneráveis à caça predatória?, explica o analista ambiental.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES