Seca intensa em todo o Piauí faz DNOCS abrir barragens para evitar desabastecimento

O DNOCS quer facilitar o acesso à água e restabelecer as atividades agrícolas nas áreas ribeirinhas

PEDRA REDONDA | A barragem, com a abertura das comportas, evitará que animais morram de sede | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os castigados pela estiagem que atinge o semiárido do Piauí começam a enxergar uma luz no fim do túnel. É que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) autorizou a abertura das comportas das barragens que cortam as regiões mais afetadas pela seca no Rstado, reativando o abastecimento de água em algumas áreas.

A água das barragens estão sendo utilizada para amenizar a sede dos sertanejos das regiões abrangidas pelos municípios de São Raimundo Nonato, Bocaina, Sussuarana, Picos, Conceição do Canindé, Pio IX, Alagoinha do Piauí, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa.

De acordo com o coordenador do DNOCS, José Carvalho Rufino, a ação ajuda o restabelecimento das atividades agrícolas e econômicas das famílias ribeirinhas e também garante o consumo dos rebanhos durante a estiagem.

?Nosso trabalho principal é regularizar o leito dos rios mais importantes do semiárido. Com a abertura das comportas, o volume dos mananciais passa a um nível que permite aos moradores retomarem suas atividades agrícolas, fazendo que eles passem menos necessidades?, diz.

Exemplo disto é a barragem de Jenipapo, localizada no município de São João do Piauí, uma das áreas mais afetadas pela seca. Com capacidade de armazenar 240 milhões de metros cúbicos, a barragem está de comportas abertas, irrigando 500 hectares de terra que beneficiam diretamente as famílias do assentamento Marrecas, o maior produtor de uvas do estado. ?A abertura das barragens que estão sob nossa concessão também possibilita água para que milhares de pessoas possam salvar o rebanho. Agora que os caprinos e ovinos não estão mais morrendo de sede, a economia volta a se movimentar e o sertanejo passa a enfrentar a seca com mais dignidade?, diz José Carvalho.

Projetos vão amenizar a seca no Piauí

Na tentativa de contornar os problemas gerados pela estiagem, a SEMAR planeja implementar um pacote de ações que serão aplicadas ao longo dos próximos dois anos. O mais importante é o projeto de recuperação de áreas degradadas que estão em processo de desertificação, como a bacia do riacho Sucuruiú, na cidade de Gilbués.

Também está prevista a implantação de sistemas de controle da vazão dos poços jorrantes do Vale do Gurgueia através da implantação de 40 poços. Outros projetos incluem a elaboração do projeto de barragens que contemplarão as cidades de Ipiranga do Piauí, Coronel José Dias e Amarante, assim como um canal de integração do sertão piauiense, que interligará as barragens do Jenipapo e Pedra Redonda, no Sul do Estado. Os projetos dependem de autorização do governo federal e deverão começar a ser aplicados a partir de 2013. (D.B. e O.B.)

Açude Caldeirão já produz alimentos

O diretor do DNOCS no Piauí, José Carvalho, disse que em Piripiri a barragem de Caldeirão tem capacidade para 54 milhões de metros cúbicos. Lá está sendo desenvolvido um projeto de irrigação que alcança 374 hectares e beneficia 96 famílias. Indiretamente, o programa contempla mais de 3000 pessoas. Foi implantado na cidade o Centro de Piscicultura Ademar Braga, que coletará mais de 10 milhões de peixes por ano.

A barragem Petrônio Portela fica no município de São Raimundo Nonato e é abastecida pelas águas do rio Piauí. Com capacidade de armazenar 180 mil metros cúbicos de água e operando em plena capacidade, todo o leito do rio foi regularizado. Os moradores voltaram a utilizar as águas da torrente para suprir as necessidades básicas e agora os animais não morrem de sede.

Das mais de 100 barragens instaladas no Piauí, cerca de 30 estão localizadas na região do semiárido. Dessas, apenas seis estão operando com o nível aceitável de águas. Ainda de acordo com o José Rufino, a preocupação principal do departamento ainda é manter o controle das barragens, pois se a seca se estender pelo próximo ano, os serviços assistenciais das comportas terão de ser interrompidos.(D.B. e O.B.)

Bocaina tem projeto para obra de adutora

Com o projeto de adutoras e a abertura das comportas da barragem de Bocaina, a mais importante do Piauí, os piscicultores da região puderam pescar mais de 400 toneladas de tilápia somente este ano, um recorde para a região.

E com a seca insistindo em não dar trégua, a SEMAR abriu licitação para a extensão da adutora de Bocaina/ Piauí II. Serão investidos R$ 77 milhões e o projeto levará água para 76 mil habitantes da região, que serão imediatamente beneficiados com a construção das adutoras. A previsão é de que o auxílio se estenda a 100 mil habitantes nos próximos dez anos.

?O município de Bocaina, localizado na região de Picos, sofria com os problemas gerados pela seca. O rebanho morreu de sede, a colheita não vingou e os agricultores cogitavam sair da região. Com o projeto das adutoras, a ordem foi restabelecida e os agricultores agora podem respirar aliviados?, revela Lailson Ancelmo, gerente de projetos da Secretaria de Meio Ambiente.

Inaugurada em 2009, a adutora Bocaina/Piaus possui atualmente capacidade para acumular 106 mil metros cúbicos da água do rio Guaribas. Com 60km de extensão, ela distribui o precioso líquido para os municípios de Bocaina, Santo Antônio de Lisboa, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Sussuapara e Alagoinha do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES