PI: Seca já causa demissões no setor apícola

O coordenador da Casa Apis em Picos, Sitonho, disse que a entidade demitiu 50% dos funcionários.

CASA APIS | Fábrica da entidade está com a capacidade reduzida por causa da seca na região de PIcos. | Reproducao Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A seca, que já causou prejuízos à economia do Piauí, começa a gerar efeitos devastadores no mercado de trabalho com carteira assinada na região de Picos. O coordenador da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), Antônio Leopoldino, Sitonho, disse na quinta-feira que a entidade já demitiu 50% dos funcionários por causa da seca.

Na Casa Apis, que atende cerca de 1150 apicultores espalhados por 34 municípios da região, a situação atingiu um nível crítico. ?Devido à seca, foi necessário dispensar 50% dos funcionários. Essa é uma mão de obra qualificada que precisou se realocar em outros empregos. Isso é muito triste porque passamos anos qualificando essas pessoas e agora tivemos de demiti-las. E quando voltar a demanda, não teremos como readmiti-las, já que não vão deixar seus novos empregos?, falou Sitonho.

Em 2012, a Casa Apis foi responsável pela produção de 700 toneladas de mel. Para este ano deverá produzir apenas 150 toneladas do produto, apenas 20% do esperado para o ano. ?É uma situação difícil. A estiagem atinge do produtor familiar ao exportador, pois sem produção, não há matéria-prima para vender?, lamenta.

Com a falta do mel, investidores em potencial somem sem deixar rastros. A necessidade de fornecimento continuo para abastecer o mercado exterior faz que empresários estrangeiros excluam o Piauí da lista de parceiros, já que a produção de mel é afetada em algumas épocas do ano. ?No início da semana, dois investidores americanos realizaram uma auditoria na cidade de Picos e se interessaram muito pelo nosso produto, mas não fecharam contrato porque não temos condições de fornecer durante todos os meses do ano?, explica Sitonho. O coordenador explica que no momento a ordem é priorizar o mercado interno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES