Seca traz diversos impactos aos municípios piauienses, afirma IBGE

Conforme o levantamento, apenas três municípios piauienses indicaram o ano de 2020 como o mais impactante com relação à seca no estado

Seca traz diversos impactos aos municípios piauienses, afirma IBGE | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerando o período de 2017 a 2020, a seca de 2017 foi a mais impactante para os municípios piauienses, conforme as prefeituras. Naquele ano, pelo menos 93 cidades foram atingidas pelo fenômeno, o que acarretou diversas consequências ambientais, financeiras e agrícolas. Os dados foram fornecidos pelas gestões municipais ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2020.

Conforme o levantamento, apenas três municípios piauienses indicaram o ano de 2020 como o mais impactante com relação à seca no estado – em 2018, eram 15 e, em 2019, apenas 7. No Brasil, o ano de 2017 também foi apontado como o mais impactante pela maioria dos municípios atingidos – um total de 1.042. No entanto, 2020 aparece na segunda posição nacionalmente, com 910 cidades.

Conforme o levantamento, apenas três municípios piauienses indicaram o ano de 2020 como o mais impactante com relação à seca no estadoEntre as consequências sofridas pelos municípios piauienses no ano em que a seca teve maior impacto para cada um, a mais recorrente foi a perda ou redução da produção agrícola. Ao todo, 109 municípios vivenciaram essa situação. Em seguida, aparece a perda de animais (88), as perdas financeiras (84) e as perdas ambientais (60). Áreas de desertificação surgiram em 22 cidades após a seca.

As principais ações adotadas para minimizar o efeito da seca nos municípios foram: construção de poços (93) e distribuição de água em carros-pipa (89). Além disso, 53 cidades construíram açudes 47 providenciaram a construção de cisternas, entre outras ações tomadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES