Secretaria apoia participação de movimentos no Combate à Tortura

A Sejus vai receber nos próximos dias o comitê.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) se reuniu, na última quarta (28), com a coordenadora do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, Maria de Lourdes Nunes, para articular a participação da sociedade civil no Comitê de Combate à Tortura do Estado do Piauí.

Segundo o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, a Sejus deve receber, nos próximos dias, os nomes dos representantes dos movimentos sociais para integrar o Comitê, que, nesta primeira etapa, foi composto pelos membros das instituições governamentais.

"Após a indicação da sociedade civil, o Comitê Estadual de Combate à Tortura estará completo. Seguimos as diretrizes dos movimentos sociais e do Ministério da Justiça e aguardamos os nomes da sociedade civil, que virão através do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, coordenado pela professora Maria de Lourdes ", frisa.

O Comitê de Combate à Tortura foi instituído pelo Decreto nº 14.233/2010 e seus membros governamentais foram designados nessa semana por meio do Decreto 16.253. O órgão é vinculado à Secretaria de Justiça do Estado.

"Os movimentos sociais são fundamentais para a própria concepção e efetividade do Comitê. A participação da sociedade é essencial para que tenhamos plena articulação e debate sobre políticas públicas voltadas à garantia dos direitos humanos", pontua Daniel Oliveira, acrescentando que a Sejus busca, também, a representação da OAB e das igrejas no órgão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES