Secretária de Justiça inscreve 223 detentos para o Enem no Piauí

Dos 223 inscritos, 147 reeducandos realizam o Enem

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus), que tinha a expectativa inicial de inscrever 200 detentos  para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no sistema penitenciário, superou a meta e inscreveu 223 internos.

Neste ano, mais duas unidades prisionais foram inseridas para que os detentos possam fazer o Enem: A Penitenciária de Oeiras e a Casa de Detenção de Altos. Desse modo, os reeducandos de 12 penitenciárias do Piauí, no total, vão participar do Exame, cujas provas serão realizadas nos dias 1 e 2 de dezembro no sistema prisional.

Dos 223 inscritos, 147 reeducandos realizam o Enem para garantirem o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Estes detentos cursam a 6ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), correspondente ao 1º e 2º anos do Ensino Regular. Se eles atingirem nota suficiente, concluem o Ensino Médio.

Os outros 76 reeducandos, que cursam a 7ª etapa da EJA, farão o Enem concorrendo às vagas no Ensino Superior. O Exame nas penitenciárias do Piauí seguirá os mesmos moldes do aplicado em todo país nos dias 24 e 25 de outubro. As provas serão realizadas nas respectivas unidades prisionais.

De acordo com a Coordenação de Ensino Prisional da Secretaria de Justiça do Piauí, hoje, cerca de 600 detentos estão estudando dentro do sistema penitenciário do Estado. Seis reeducandos já fazem cursos superiores e a meta da Sejus é aumentar esse número.

"É uma grande oportunidade para aqueles que querem mudar de vida. Por meio da educação, os reeducandos terão mais chances no mercado de trabalho, tornando-se pessoas com uma nova visão de mundo", pontua Jussyara Valente, coordenadora de Ensino Prisional da Sejus.

O secretário da Justiça, Daniel Oliveira, salienta que vários programas educacionais são desenvolvidos, atualmente, nas penitenciárias e que a meta do Governo do Estado é dobrar o número de pessoas estudando no sistema em 2016.

"Temos o Projeto Leitura Livre, o Pronatec Justiça, módulos de ensino e bibliotecas, a EJA e o Mais Saber, dentre outros programas e ações de educação nas penitenciárias, todas voltadas à transformação de vidas, à humanização e à ressocialização dessas pessoas", pontua o gestor.

Estudar no sistema possibilita redução de pena

O estudo, além do valor para a reinserção social dos reeducandos, é fator a ser considerado para remição de pena, conforme a Lei Federal nº 12.433/2011, que altera a Lei de Execução Penal (7.210/84) e dispõe sobre a redução de parte do tempo de execução da pena levando em conta o estudo ou o trabalho.

De acordo com a Lei, a cada 12 horas de frequência às aulas no sistema penitenciário, o interno garante um dia de remição. Se o detento concluir o Ensino Fundamental, Médio ou Superior dentro do próprio sistema, o tempo a ser reduzido na pena é acrescido de 1/3 contabilizados sobre a redução.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES