Secretaria de Saúde divulga dados sobre tratamento de câncer em THE

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou também que a oncologia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Saúde de Teresina divulgou dados recentes sobre oncologia, especialidade médica que atua no tratamento de câncer. Segundo o Levantamento, no período de janeiro a novembro de 2015, foram realizados 280 mil e 158 procedimentos ambulatoriais nesta área. O número compreende procedimentos de finalidade diagnóstica e quimioterapias e radioterapias, modalidades de tratamento disponibilizadas pelo SUS no Hospital São Marcos. Em relação aos procedimentos hospitalares, foram contabilizados 5 mil e 194.

Em Teresina, a suspeita ou confirmação da doença pode ocorrer através do atendimento prestado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), portas de entrada do SUS. Nestes casos, o paciente será encaminhado ao setor SAME na própria UBS para marcar consulta com médico especialista em Oncologia. O especialista, por sua vez, solicitará exames complementares e/ou indicará o tratamento adequado.

O secretário municipal de saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade, informa sobre o tratamento “O SUS disponibiliza todas as modalidades de tratamento, como cirurgia, quimioterapia e radioterapia. É o médico que, a depender do caso específico, decidirá qual é o procedimento que melhor se adequa ao paciente, tendo por critérios o tipo de câncer, a localização e extensão da doença. No Piauí, esses procedimentos somente são realizados no Hospital São Marcos”, detalha. Ele afirma ainda que, a partir do mês de abril desse ano, o Hospital Universitário terá tratamento em oncologia, inicialmente realizando procedimentos cirúrgicos e quimioterapias.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou também que a oncologia figura entre as especialidades médicas que mais impactaram financeiramente o município de Teresina no ano de 2015. Além da oncologia, as especialidade de nefrologia, oftalmologia, ortopedia, neurologia e cardiologia tiveram destaques neste ranking e o somatório dos valores faturados apenas com estas 6 especialidades representaram mais da metade (54%) do total pago pelo Ministério da Saúde no campo da atenção especializada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES